Autor(es):
Simões, Paula Marise Martins Jorge
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1948
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Plano de negócio; Comércio electrónico; Website; Motociclista; Business plan; e-commerce; Motorcycle
Descrição
Mestrado em Gestão O crescimento exponencial da internet potenciou profundas alterações nos comportamentos dos
consumidores, dando origem a uma nova forma de comprar, o comércio electrónico.
Neste trabalho é elaborado o plano de negócios da empresa G2R que propõe a comercialização
de equipamentos para motociclistas exclusivamente através de uma loja online.
A proposta da empresa é inovadora em Portugal pela quase inexistência de pure players
1 no
mercado nacional e pela limitada oferta dos produtos comercializados pela empresa.
No plano de negócios é feita a análise SWOT da empresa, indo um pouco mais além com a
SWOT sistémica (que permite incorporar o factor tempo à análise), são definidos os objectivos,
estratégia e acções para os próximos anos. A estratégia da empresa inclui a internacionalização
para ao Brasil, mercado cuja análise foi considerada.
O Marketing-Mix é descrito à luz da teoria para empresas de serviços, acrescentando as parcerias
aos 7 Ps já conhecidos.
É feita uma análise profunda aos recursos necessários para a implementação, dando relevância ao
Website, ponto de contacto entre a empresa e os clientes. Abordamos ainda a necessidade de
controlo do negócio e as ferramentas existentes para este fim.
Da análise financeira do negócio concluímos que a perspectiva de crescimento das vendas é
bastante positiva, que as necessidades de financiamento são baixas e que a estrutura de custos
fixos é leve.
As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade elevada com um VAL2 de
49.933, uma TIR3 66,42% e um payback de 4 anos do ponto de vista do investidor. The exponential growth on the internet empowered profound changes in the consumer’s
behaviour, giving origin to a new way to buy, the e-commerce.
In this study the business plan for G2R is developed, this firm proposes to sell all types of
motorcycle gear exclusively by an online shop.
This proposition is especially innovative considering the near inexistence of pure players1 in the
national market and because of the lack of offer in Portugal of the sold products.
In this business plan we make the SOWT analysis, and we go a bit further with the Systemic
SWOT (allows us to incorporate the time factor), define the objectives, strategy and actions for
the next years. The firm´s strategy includes the internationalization to Brazil, market also
analyzed in this study.
The Marketing-mix is described in this business plan according to the existing theory for service
companies, adding the partnerships to the known 7 Ps.
The resources needed for the implementation are analyzed, giving relevance to the website, first
contact point to the customer. The control of the business is also defined, along with the existing
tools for that purpose.
From the financial analysis of the business we conclude that the perspective of growth in
revenue is very positive, the need for founding is low and the fixed cost structure is light.
The conclusions are that the Project has a high profitability, with a NPV2 of 49.933, an IRR3of
66,42% and a payback of 4 years, from the investors point of view.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Esperança, José Paulo; Fonseca, Ana