Detalhes do Documento

Projecto inovador: plano de negócio de aluguer de malas de luxo - Malas&Malas

Autor(es): Bernardo, Ana Luísa da Costa Campos cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1935

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Plano de negócio; Comércio electrónico; Aluguer; Malas de luxo; Business plan; Luxury bags; Online rental; E-commerce


Descrição
Mestrado de Gestão Nesta tese é apresentado um plano de negócios de aluguer online de malas de luxo tendo como público-alvo as mulheres portuguesas na área da Grande Lisboa. Numa primeira parte procede-se à revisão da literatura e discutem-se os modelos de aceitação tecnológica existentes, analisando questões que dizem respeito ao grau de aceitação da tecnologia por parte das pessoas, em particular no que diz respeito ao comércio electrónico. Serão também analisadas as percepções que os consumidores têm relativamente à compra online e algumas das soluções encontradas pelos autores de estudos que visam combater as dificuldades percepcionadas. Após esta reflexão, efectua-se uma análise de mercado, onde se apresenta a evolução do comércio electrónico em Portugal, a análise da concorrência e uma análise interna e externa tanto do comércio electrónico como do negócio em si. De seguida é analisado o plano de negócios com especial ênfase no plano de marketing e na especificação do website que será criado, uma vez que este será o factor crítico de sucesso do negócio. Uma vez delineado o plano de negócios, procede-se à sua avaliação financeira. Conclui-se pela aprovação do projecto, pois este apresenta um VAL de 5.411 Euros e uma TIR de 11,43%. O benefício gerado pelo empréstimo é de 5.018 Euros, prevendo-se um VALA de 10.429 Euros. The dissertation focuses on a business plan for an online rental of designer and luxury bags the target audience being the Portuguese women living in greater Lisbon area. It begins with a review of the available literature in this area, which will address the issues concerning the degree of technology acceptance by individuals, particularly with regard to electronic commerce. It will also examine the perceptions that consumers have regarding the online purchase and some of the solutions found by the authors for tackling this problem. This examination is followed by an analysis of the market, a review of the development of electronic commerce in Portugal and an internal and external analysis of the e-commerce and of the business itself. The last part focuses on the business plan itself, with particular emphasis on the marketing plan and the specification of the website that will be created, since this is the critical success factor for the business given that it is the main point of interaction with consumers. After this explanation a financial analysis will be conducted. Having outlined the business plan a financial evaluation is done. It was decided to approve the project given that it shows a Net Present Value (NPV) of 5.411 Euros and an Internal Rate of Return (IRR) of 11.43%. The loan provides a benefit on the project of 5.018 Euros and a produced value of 10.429 Euros.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, João da Rocha Abrantes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia