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Bibliotecas universitárias: conhecer para valorizar

Autor(es): Amante, Maria João cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1907

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Ensino Superior; Bibliotecas Universitárias; Bibliotecários; Professores; Estudantes; Colaboração; Parceria; Higher Education; Academic libraries; Librarians; Faculty; Students; Collaboration; Partnership


Descrição
O ensino, a aprendizagem e a investigação constituem funções centrais nas institutições de Ensino Superior. A missão da Universidade consiste em preparar cidadãos capazes de responder aos desafios e exigências colocados pela Sociedade do Conhecimento. Para o concretizar, a introdução de mudanças e melhorias nestas organizações constitui um imperativo. Por outro lado, a aprendizagem ao longo da vida apresenta-se como um imperativo devendo as instituições de Ensino Superior participar neste processo, nomeadamente, através da preparação dos sues diplomados com as competências, conhecimentos e resultados de aprendizagem que promovam o desenvolvimento individual e de que a sociedade necessita de forma a garantir o desenvolvimento económico, social e cultural. O modelo pedagógico que o processo de Bolonha assenta e que deverá conduzir, em 2010, à criação e desenvolvimento do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) implica novas formas de trabalhar por parte dos estudantes, dos professores e dos bibliotecários na medida em que o enfoque se desloca dos resultados do processo de ensino para a aprendizagem em si mesma. Porque bibliotecários e professores têm como objectivo comum a promoção do sucesso académico dos estudantes, é nossa convicção que o ensino e a aprendizagem poderão beneficiar do estabelecimento de relações colaborativas entre os dois grupos profissionais pois são necessárias abordagens multidisciplinares para alcançarmos os melhores resultados. A presente comunicação enquadra-se numa investigação em curso no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa sobre o papel dos bibliotecários e das bibliotecas no apoio à docência, à aprendizagem e à investigação e relata os resultados obtidos neste estudo de caso após a realização da componente qualitativa da metodologia, o Focus Group. Teaching, learning and research are core functions of all higher education institutions. Universities’ mission is to prepare a workforce capable of meeting the demands of the knowledge economy. To perform this task, the need for changes and improvement in higher education is an imperative. Higher education institutions should prepare their graduates with skills, knowledge and learning outcomes that promote individual development and that the society needs to guarantee economic, social and cultural development. In this sense, the focus on education is changing from the results of teaching to the learning itself, maximizing the efforts of learners. The development of the European Higher Education Area requires new ways of working in the university for students, for teaching faculty and for librarians. Librarians introduce changes in order to help the university to respond to the new realities of higher education. The most important, perhaps the dominant way of teaching and learning will require collaborative relationships. An interdisciplinary approach is needed to get the adequate solutions. This approach is particularly important in what concerns collaboration between teaching faculty and librarians. In this paper we present the results of an ongoing research at ISCTE-IUL – Lisbon University Institute.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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