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Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das exp...

Autor(es): Paiva, Hélder Filipe Cardoso cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1882

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Avaliação; Formação; Motivação; Transferência; Suporte social; Evaluation; Training; Motivation; Transfer; Social support


Descrição
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações / Classificações definidas pela American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes): Management & Management Training; Personnel Management & Selection & Training. Existe actualmente em Portugal uma contínua necessidade de desenvolvimento individual e organizacional e é neste sentido que a formação profissional adquire importância. No entanto, na realidade portuguesa parece existir uma falta de coordenação entre os objectivos da formação e os objectivos organizacionais (Caetano e Vala, 2000). O objectivo deste estudo é o de investigar os factores na organização que determinam a motivação dos formandos para transferir as competências que adquiriram na formação. Pretendemos analisar em específico, a influência que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos exercem na motivação dos indivíduos para transferir a formação. Através da aplicação de um questionário a 108 participantes, os resultados deste estudo demonstram que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos estão positiva e significativamente correlacionados com a motivação para transferir. Os resultados demonstram ainda que as expectativas de resultados pessoais positivos medeiam totalmente a relação entre o suporte do supervisor, suporte dos pares e a motivação para transferir. Os resultados são discutidos de acordo com as contribuições para o desenvolvimento teórico e as potenciais implicações para a prática profissional. There is at present time in Portugal, a continuous demand for individual and organizational development and it is within this framework that training gains importance. However, in Portugal there seems to be a lack of coordination between training and organizational goals (Caetano e Vala, 2000). The main purpose of this study is to investigate key factors in organizational environment that could affect trainee´s motivation to transfer learning to their workplace. The specific aim of the present study was to examine the influence of three work environment factors on motivation to transfer, namely supervisor support, peer support and positive personal outcomes. A questionnaire was applied to a sample of 108 participants and the results have shown that supervisory support, peer support and positive personal outcomes are significantly related with motivation to transfer. The results of the present study also reveal that the relationship between supervisor support, peer support and motivation to transfer is mediated by positive personal outcomes. Finally, results are discussed according to their potential contribution to theoretical development and possible practical implications.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Neves, José Gonçalves das
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