Author(s):
Coelho, Marco António Pinto Correia Ribeiro
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1747
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Balanced Scorecard; Partidos políticos; Gestão do desempenho; Organizações; Political parties; Performance management; Nonprofit organizations
Description
Relatório de Projecto / Mestrado em Gestão O Balanced Scorecard (BSC), modelo desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan,
no início dos anos noventa, para medir a performance das organizações, complementa os
tradicionais indicadores financeiros com, indicadores não financeiros, oferecendo aos
gestores quatro perspectivas diferentes: financeira; cliente; processos e aprendizagem e
crescimento.
“Não se consegue gerir aquilo que não é possível medir” (Kaplan e Norton, 2004, viii), é
uma afirmação incontestável e, o BSC aparece como resposta à necessidade das
organizações projectarem e avaliarem a sua estratégia de médio/longo prazo, ligando os
orçamentos financeiros e os objectivos estratégicos.
As Organizações partidárias, vulgo Partidos Políticos em geral, não integram os conceitos
de gestão, vulgarmente utilizados nas empresas, no desenvolvimento das suas actividades.
A avaliação do desempenho dos Partidos Políticos, resume-se ao resultado de actos
eleitorais.
A aplicabilidade do BSC, adaptado a Organizações sem fins lucrativos, a um Partido
Político é o tema deste Projecto de Mestrado, no qual é efectuada uma caracterização do
Movimento Mérito e Sociedade (MMS), desenhado um modelo de BSC. The Balanced Scorecard (BSC) was developed by David Norton and Robert Kaplan in the
early nineties to measure organizational performance. It encourages managers to measure
performance not only with traditional financial information by introducing three
additional perspectives: Customer, Internal Business Processes; and Learning and
Growth.
“You can’t manage what you can’t measure” (Kaplan and Norton, 2004, viii) is an
undeniable statement. The BSC offers organizations the required tool to formulate and to
evaluate their mid and long-term strategy, linking financial planning to strategic
objectives.
In order to develop their activities political parties do not use business management
concepts, used by other business organizations. Political parties’ performance is
evaluated by election results. The subject of my master’s project is the applicability of
an adapted to nonprofit organizations BSC, to political parties. Specifically I analyse its
applicability to the party Movimento Mérito e Sociedade (MMS) and define this party’s
BSC.