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Os novos media, a blogosfera e algumas hipóteses sobre a agenda-setting

Author(s): Cardoso, Ana Sofia Taquelim Rosado cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1695

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Agenda-setting; Media tradicionais; Novos media; Blogosfera; Traditional media; New media; Blogosphere


Description
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação A temática em causa neste trabalho diz respeito às mutações operadas no campo dos media, em geral, e na teoria do agendamento, em particular. A teoria do agenda-setting in lato sensu insere-se no estudo dos efeitos cumulativos e a longo-prazo, visando analisar o impacto das mensagens difundidas pelos meios de comunicação social no receptor e avaliando o grau de influência no domínio das suas cognições e conhecimentos. A capacidade de influência e de agendamento dos media tradicionais (imprensa, televisão e rádio) encontra-se actualmente condicionada. A agenda mediática tem conhecido ao longo dos últimos anos novos instrumentos de análise, não só no que respeita à emergência do jornalismo on-line, como mais recentemente, a blogosfera, meios que questionam o circuito mediático tradicional. A agenda dos media encontra-se agora também condicionada pela agenda dos novos media, ou melhor, daquilo que é falado nos novos media, dos quais fazem parte uma pequena elite, parca amostra populacional que tem determinado a cobertura de alguns assuntos. Se até há pouco tempo, a blogosfera constituía a caixa de ressonância dos assuntos explorados pelos diversos media, nos tempos mais recentes foi exactamente neste espaço virtual que as prioridades temáticas foram conhecidas e se transpuseram para os meios tradicionais. Constitui actualmente uma importante fonte de informação assim como questiona factos omissos ou subdesenvolvidos pelos media tradicionais. The chosen theme of this thesis takes aim at studying the changes that took place in the media’s field, in general, and in the agenda-setting theory, in particular. This theory is introduced in the study of cumulative and long-term effects and it aims to scrutinize the impact that media’s messages cause in receivers, evaluating the degree of influence having in mind their cognition and knowledge. The power of traditional media (press, television and radio) in the agenda-setting and its ability to influence is currently conditioned. The mediatic agenda has known for the past years new instruments of analysis, not only in what concerns to the emerge of online journalism but also, more recently, in blogosphere. The media’s agenda is also conditioned by the new media’s agenda, or in other words, it depends of what is spoken in the new media. If not a long time ago, the blogosphere was a resonant box of all subjects explored by the different media, recently it was in this virtual space that the main themes were known and passed over to the traditional media. It is nowadays a very important source of information, as well as, it questions all facts that are omitted or underdeveloped in the traditional media.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Garcia, José Luís
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