Detalhes do Documento

Carreiras e eventos na idade jovem-adulta: uma análise exploratória dos percurs...

Autor(es): Nico, Magda Lalanda cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1538

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Curso de vida; Carreiras habitacionais; Transição; "Adultez"; Life course; Housing careers; Transition; Adulthood


Descrição
Este paper é fruto de uma pausa dedicada ao trabalho de campo em curso e representa uma reflexão sobre os conteúdos recolhidos e os instrumentos metodológicos a eles dirigidos, mais precisamente sobre o potencial analítico da perspectiva do curso de vida. As 28 entrevistas realizadas a jovens adultos dos 24 aos 32 anos são analisadas no que se refere à intersecção das carreiras habitacionais, amorosas e profissionais, através essencialmente da análise da sobreposição, densidade e sequência dos vários eventos transicionais para a adultez. Os discursos destes jovens e a forma como justificam as suas opções de vida atribuem sentido a este olhar quantitativo para as biografias. This paper is the result of a pause taken from the ongoing work field and represents a reflection on the collected material and the methodological instruments that are applied to them. More accurately, it explores the analytical potential of the life course approach. The 28 interviews to young adult with ages from 24 to 32 are analysed in what concerns the intersection of their residential, conjugal and professional careers. For that effect, the analysis of the overlapping, density and the sequence of the events were carried out. The narratives of these young adults give shape to the decisionmaking processes in their lives, and provide sense to this analysis of biographies with a quantitative approach.
Tipo de Documento Research paper
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia