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Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental

Author(s): Reto, Luís cv logo 1 ; Nunes, Francisco cv logo 2

Date: 1992

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1392

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Formação profissional; Avaliação; Qualidade; Metodologia experimental


Description
Série II Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação.
Document Type Article
Language Portuguese
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