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O impacto da formação profissional em alternância na motivação e nas expectativ...

Autor(es): Melo, Cristina Monteiro de cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1274

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Formação; Aprendizagem; Motivação; Empregabilidade


Descrição
Mestrado em Educação e Sociedade A evolução das sociedades e o aparecimento da produção capitalista tornaram a educação e a formação profissional nas principais formas de preparação dos jovens para o mundo do trabalho. A Formação Profissional em Alternância, designada Sistema de Aprendizagem, tem assim um papel de destaque em qualquer sociedade. O tema deste estudo é, portanto, a formação profissional em alternância em Portugal e sua relação com o mercado de emprego, sendo também feita referência a dois casos de sucesso europeus – o caso alemão e o caso francês. A investigação realizada centrou-se na formação prática em contexto de trabalho (estágio), característica principal dos itinerários de formação do Sistema de Aprendizagem. O objectivo deste estudo é verificar se o facto de os formandos acederem a uma experiência formativa em contexto real de trabalho, tem impacto nas suas motivações e expectativas, especialmente no que se refere à sua empregabilidade, no final do curso. Para tal, foi objecto de análise o período de posto de trabalho, do 1º ano de uma turma do Sistema de Aprendizagem. Pretende-se perceber qual o impacto da formação prática em contexto de trabalho, no que respeita à inserção dos formandos na vida activa. A análise dos dados, recolhidos durante o trabalho de campo, permitiu constatar que neste caso o estágio realizado foi positivo, e todos os actores envolvidos sentiram melhorias ao nível da motivação dos formandos, assim como, expectativas mais elevadas por parte dos mesmos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Paulo Alexandre Pereira Alves de
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