Document details

Problematização e pedagogia do território: quatro percursos para uma problemati...

Author(s): Ferreira, Vítor Matias cv logo 1

Date: 1992

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1067

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Sociologia urbana; Sociologia do território; Desenvolvimento territorial; Mudança social; Cidade / metrópole; Lisboa; Urban sociology; Sociology of territorial space; Urban and rural development; Social change; City / metropolis; Lisbon


Description
O presente texto retoma, a primeira parte do Relatório apresentado e discutido aquando das Provas de Agregação realizadas no ISCTE em Julho de 1991. Tendo em conta a dupla condição de docente e de investigador, no campo disciplinar da Sociologia Urbana, o autor estruturou esse conjunto de actividades em torno de quatro percursos académicos e profissionais, que partindo de um quadro problematizador do "urbano", parece indicar o surgimento de uma sociologia do território. This article derives from the first part of the report presented as the author"s "Provas de Agregação" at ISCTE in July 1991. The double role of teacher and researcher with in the field of urban sociology led the author to structure his report around four academic and professional paths, starting from the framework of the "urban" seemed to indicate the rise of sociology of the territory. Le présent texte reprend, pour l’essentiel, la première partie du rapport présenté et débattu lors des examens d"agrégation qui ont eu lieu à ISCTE en juillet 1991. Etant donné sa double condition d"enseignant et de chercheur, dans le domaine de la sociologie urbaine, l"auteur structure cet ensemble d"activité autour de quatre parcours académiques et professionnels qui, prenant pour point de départ la problématique de l"urbain, suggèrent l"émergence d"une sociologie du territoire. El presente texto retoma, la primera parte del resumen presentado y discutido cuando se realizaron las Pruebas de Agregación realizadas en el ISCTE en Julio de 1991. Teniendo en cuenta la doble condición de docente y de investigador, en el campo de la Sociología Urbana, el autor estructuró ese conjunto de actividades en torno de cuatro recorridos académicos y profesionales, que partiendo de un cuadro problemático de lo «urbano», parece indicar el surgimiento de una sociología del territorio.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU