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Moralizar ou democratizar a(s) consciência(s)? Equívocos em torno das práticas ...

Autor(es): Henriques, Vera Lúcia da Cruz cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/1011

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Escola; Jovens; Educação e cidadania; Desigualdades escolares


Descrição
Mestrado em Sociologia O presente trabalho consiste numa análise comparativa entre duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa, que acolhem populações estudantis muito diferentes em termos de recursos sociais e económicos e de atitudes face à escola. Esta comparação irá ser feita a partir da Área Curricular Não Disciplinar de Formação Cívica, porque é uma área que, no nosso entender, tem propósitos bastante ambiciosos. Um dos principais objectivos da Formação Cívica passa por formar alunos esclarecidos para que possam ser cidadãos críticos e conscientes no futuro. Ao nível dos documentos oficiais, os princípios que esta área preconiza enquadram-se numa tentativa de incutir nos alunos competências para que eles possam participar de forma mais esclarecida na sociedade. A partir da observação de aulas, e da realização de entrevistas a alunos e professores de Formação Cívica, a finalidade deste trabalho é analisar as representações que professores e alunos mobilizam em torno desta área e de que forma estes valores se exteriorizam nos discursos e nas práticas. The work developed consists of a comparative analysis of two case studies framing a new subject of national curricula denominated Civic Education. Two public schools located in the Lisbon Metropolitan Area which serves different populations, both in terms of social and economic resources and general attitude towards education were used as a basis for the case studies. Civic Education was chosen as, in our view, it has quite ambitious targets. One main objective of this subject is to educate students so that they become critical and conscient citizens in the future. As officially defined, this subject is based on principles that will allow students to acquire the ability to participate in society in a more enlightened way. Based on the observation of actual classes where this subject was taught and on student and Civic Education teacher’s interviews, it is our goal to analyse the conceptions that teachers and students mobilize around this subject and to study in what ways these values are expressed in terms of speech and practices.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Machado, Fernando Luís
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