Detalhes do Documento

O papel dos professores de línguas na construção da representação cultural eman...

Autor(es): Silva, Ana Isabel cv logo 1 ; Oliveira, Ana Maria cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/983

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): EDUCAÇÃO EM LÍNGUAS; LGP; MULTICULTURALISMO; MULTILINGUISMO; IDENTIDADE; CULTURA SURDA; PROFESSORES DE LÍNGUAS; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS


Descrição
A educação para a diversidade e cidadania continua a ser redefinida à luz de diferentes paradigmas educacionais emergentes. Entendemo-las como faces do multilinguismo e multiculturalismo e como espaços de cosmopolitismo emancipatório. Reflectiremos acerca da importância que o professor de línguas, assume na promoção da educação para a diversidade, especificando o caso da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para tal, aplicou-se um questionário a 210 professores no qual procurámos saber que estatuto assume esta língua para esta população. Apresentaremos e discutiremos os resultados evidenciando o desafio que se enfrenta entre comunidades surda e ouvinte ao reclamar uma identidade euma cultura próprias.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia