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Estilo de vida, percepção e estado de saúde em estudantes do instituto politécn...

Autor(es): Albuquerque, Carlos Manuel de Sousa cv logo 1 ; Matos, Ana Paula Soares cv logo 2

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/605

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Saúde; Bem estar; Estilo de vida; Formação


Descrição
Recentemente, as ciências sociais e humanas têm dado um contributo importante para o estudo da saúde e do bem estar das populações. Neste contexto pensa-se que uma das principais funções dos profissionais de saúde é ajudar a promover nas pessoas comportamentos saudáveis. Porém, muitos destes profissionais, quando sugerem que, por exemplo, não se beba em excesso, que se faça exercício físico ou que não se fume, etc., em pouco tempo se apercebem e interiorizam que os seus bem intencionados programas de intervenção não têm um resultado satisfatório, não se verificando, muitas vezes, mudanças significativas nos comportamentos dos indivíduos. Assim, para que seja viável promover a aprendizagem de estilos de vida saudáveis não basta a boa vontade e o bom senso. É preciso muito mais. Há que compreender a dinâmica da saúde-doença nas pessoas. Há que conhecer quais os factores – biológicos, sociais e psicológicos – que acentuam a vulnerabilidade e como agir para reforçar a resilience individual.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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