Detalhes do Documento

UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO

Autor(es): Amante, Maria João cv logo 1 ; Martins, Emília cv logo 2 ; Mendes, Francisco cv logo 3 ; Oliveira, Teresa cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/516

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Ensino Superior; Qualidade


Descrição
A avaliação da qualidade docente no ensino superior não reúne consenso. Essa dificuldade poderá ser resultante da ausência de acordo de um perfil de “bom professor”. Propusemo-nos, com o nosso estudo, encontrar indicadores de qualidade docente que resultassem do acordo das opiniões de alunos e professores. Para tal desenvolvemos o nosso estudo em três fases. A primeira, que consistiu em entrevistas semi-estruturadas a professores e alunos das escolas do Instituto Politécnico de Viseu que possibilitaram a construção de um questionário de opinião, representativo de todas as opiniões de docentes e alunos acerca desta questão - o QIQDES. A segunda fase consistiu na avaliação das diferenças entre professores e alunos quanto ao perfil de “bom professor” doensino superior. A análise global dos resultados permitiu-nos concluir que todos os itens foram, em média, valorizado positivamente. A terceira fase do estudo pretendia chegar a uma proposta final de perfil. Para a avaliação do perfil de “bom professor” do ensino superior procedemos a 4 análises factoriais consecutivas tendo chegado a 6 categorias que constituem a nossa proposta final de perfil. Estas categorias implicaram reorganização de alguns itens e alterações na designação das nossas categorias iniciais.
Tipo de Documento Documento de conferência
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia