Autor(es):
Aguiar, Ana Francisca Barreira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2321
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Caixa Geral de Depósitos; Representação mental; Campanhas publicitárias; Advertising campaigns; Mental representation
Descrição
Vivemos numa sociedade de comunicação que nos torna dependentes das tecnologias, sendo impensável nos dias que correm vivermos sem telemóvel, sem televisão, sem carro, sem computador e sem internet. As empresas tiveram que se adaptar a novos métodos para conseguirem comunicar os seus produtos e serviços ao seu público-alvo. O marketing evoluiu e as publicidades são pensadas ao pormenor, de forma a influenciarem de alguma forma o comportamento do consumidor. As estratégias são elaboradas de forma criteriosa para atingirem um objetivo e é através dele que são então construídas cada uma das publicidades que entram pela nossa casa todos os dias, várias vezes ao dia.
Para esta dissertação foi efetuado um questionário, que foi distribuído por clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na tentativa de compreender de que forma as publicidades do banco eram recebidas pelos seus clientes, se influenciavam os seus comportamentos e qual a qualidade que estes atribuíam às mesmas. Foram escolhidas três campanhas publicitárias transmitidas em televisão nos dois últimos anos e foi feita uma análise de discurso de cada vídeo, na tentativa de perceber quais os objetivos específicos de cada uma das campanhas e se efetivamente conseguiram atingi-los. We live in a communication society which makes us technology-dependents, almost not allowing us to live without cellphone, tv, car, computer or internet. Companies had to adapt to new ways of communication, in order to make their target audience acknowledge its products or services. Marketing evolved and communication campaigns such as publicity are made specifically to influence the consumers’ behavior. Strategies are drawn up in a very careful and accurate way for a certain end and because of it, publicity campaigns enter our homes every day, several times a day.
This dissertation contains a survey, delivered to Caixa Geral de Depósitos’ clients, in a way to understand how the bank’s campaigns are received by its clients, if they were influenced by them and how they are rated in terms of quality. Three campaigns were chosen, broadcasted on tv for the last two years. Every one of them was analyzed for the message it contained, in an attempt to understand its golds and if they succeed.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Oliveira, Ana Maria; Antunes, Joaquim