Autor(es):
Oliveira, Vera
; Nelas, Paula
; Aparício, Graça
; Duarte, João
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2299
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Sexo; Adolescentes; Adolescência; Sexualidade; Motivação; Sex; Adolescents; Adolescence; Sexuality; Motivation
Descrição
Resumo
Enquadramento: A sexualidade, presente ao longo
da vida, na adolescência adquire novos contornos. O início da
atividade sexual pode ser considerado um dos momentos com
maior impacto na vida do adolescente, tornando-se, assim,
importante conhecer as motivações que estão na base da
decisão de iniciar ou não a atividade sexual.
Objetivo: Foi objetivo deste trabalho identificar as
variáveis sociodemográficas que influenciam a motivação dos
adolescentes para fazer ou não fazer sexo.
Métodos: Trata-se de um estudo de análise
quantitativa, não experimental, com características de estudo
descritivo e correlacional. A amostra é não probabilística por
conveniência, constituída por 545 adolescentes (262 rapazes e
283 raparigas), com uma média de idade de 13,95 anos
(Dp=1,25), a frequentar o 3º ciclo do ensino básico de quatro
agrupamentos de escolas, três do concelho do Fundão e uma
do concelho de Tabuaço (53,1% residentes em aldeias). O
protocolo de avaliação incluiu um questionário, que
possibilitou, numa primeira parte, fazer a caracterização
sociodemográfica e da experiência sexual da amostra e, numa segunda parte, identificar as motivações dos adolescentes para
ter sexo, utilizando para o efeito a “Escala de motivação para
fazer ou não fazer sexo” (Leal & Maroco, 2010).
Resultados: O estudo revelou haver diferenças
estatísticas entre o sexo e a motivação dos adolescentes para
fazer ou não fazer sexo (p=0,000). Os rapazes são os que se
apresentam mais motivados para fazer sexo por motivos de
hedonismo e saúde, e a não fazer sexo por medo,
conservadorismo/desinteresse e porque é imoral. De referir
que a motivação das raparigas está relacionada com a
interdependência relacional. Também a escolaridade se
associou de forma significativa com a motivação sexual dos
adolescentes (p=0,001).
Conclusão: Os resultados evidenciam que quer o
sexo quer a escolaridade influenciam a motivação dos
adolescentes para fazer ou não fazer sexo. Identificar as causas
que determinam as opções dos adolescentes neste âmbito
permitirá aos pais e profissionais desenvolver estratégias de
intervenção dirigidas às reais necessidades dos adolescentes. Abstract
Background: Sexuality, present through life,
acquires new dimensions in adolescence. The onset of sexual
activity can be considered one of the moments with the
greatest impact on teenage life, becoming thus important to
know the motivations that underlie the decision to initiate
sexual activity or not.
Objectives: The aim of this study was to identify
sociodemographic variables that influence adolescents'
motivation to do or not to do sex.
Methods: This is a study of quantitative analysis,
not experimental, with characteristics of a descriptive and
correlational study. The sample is non-probability by
convenience, consisting of 545 adolescents (262 boys and 283
girls) with a mean age of 13.95 years old (SD =1.25), who
attend the 3rd cycle of basic education of four groups of
schools, three in the county of Fundão and one in the county
of the Tabuaço (53.1% living in villages). The evaluation
protocol includes a questionnaire which in first part allowed
making the sociodemographic and sexual characterization of the sample and, in a second part, to know the motivations of
teenagers to have sex, using for this purpose the "Scale of
motivation to have or not to have sex" (Leal & Maroco, 2010).
Results: The study revealed statistical differences
between gender and motivation of adolescents to have sex or
not (p = 0.000).The boys are the ones that appear more
motivated to have sex for reasons of health and hedonism, and
not have sex for fear, conservatism/disinterest and because it
is immoral. It should be noted that the motivation of girls is
related to the relational interdependence. Also the schooling
proved to be a statistically significant variable in relation to
adolescent sexual motivation (p=0.0001).
Conclusion: The results show that sex and
education influence the motivation of adolescents to have sex
or not. Knowing the factors that influence the motivation of
adolescents to have sex or not, allows parents and
professionals develop intervention strategies targeted to the
real needs of adolescents.