Autor(es):
Pereira, Carlos
; Veiga, Nélio
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2296
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Educação para a saúde; Medicina baseada na evidência; Saúde pública; Health education; Evidence-based medicine; Public health
Descrição
Resumo
Este artigo descreve a forma como o conceito
“evidência” evoluiu na área da saúde e os princípios e
metodologias adotados na sua exploração, especialmente na
educação para a saúde. Foi efetuada uma pesquisa nas bases
de dados Pubmed/Medline para identificar publicações
originais, editoriais e artigos de revisão sobre a temática em
estudo, com recurso às seguintes palavras-chave, “health
education”, “evidence based medicine”, “evidence based
public health”, “health promotion”, “evidence based health
promotion”.
A utilização do termo “evidência” tornou-se corrente
no âmbito do debate em saúde pública e na avaliação das
práticas clínicas, em particular na área da prevenção e
promoção da saúde. A medicina baseada na evidência consiste
numa abordagem que visa integrar o conhecimento clínico
individual com a melhor evidência disponível resultante de
uma investigação sistemática.
A abordagem baseada na evidência alargou-se,
gradualmente, a outras esferas, desde a saúde pública, às
intervenções comunitárias, passando pela educação para a
saúde. Assim, surgiram novos conceitos como a saúde pública
ou promoção da saúde baseada na evidência. No entanto,
novos desafios se colocam quando se pretende explorar o
efeito de intervenções nas comunidades, envolvendo novas
abordagens na exploração da melhor evidência disponível. O debate sobre a promoção e educação para saúde
baseada na evidência tem-se centrado em duas questões
essenciais: qual o tipo de evidência que deve ser explorada de
forma a estabelecer a sua efetividade e quais as metodologias
mais adequadas na exploração dessas evidências. Abstract
This paper focuses on how the concept of evidence
evolved in the health domain, the principles and
methodologies adopted in its exploitation, especially in health
promotion and education. We performed a search in the
Pubmed/Medline to identify original publications, editorials
and review articles about the subject in study using the
following keywords, "health education", "evidence based
medicine", "evidence based public health", "health
promotion", "evidence based health promotion".
The use of the term ‘evidence’ in the evaluation of
medical practices has become widely debated in the public
health domain, particularly in the field of health promotion
and health education. The evidence-based medicine aims to
integrate the individual clinical experience with the best
available evidence based on systematic reviews.
The evidence approach gradually extended to other
domains, from public health to health promotion or education.
Consequently, new concepts emerged such as evidence-based
public health or evidence-based health promotion. Still, new
challenges arise when assessing the effect of interventions
among communities, involving new approaches when
exploring the best evidence.
The debate on health promotion and education based
on evidence has focused on two main concerns: what type of
evidence should be explored in order to establish its
effectiveness and which are the most appropriate
methodologies for the exploitation of this evidence.