Author(s):
Teixeira, Daniela
; Nelas, Paula
; Aparício, Graça
; Duarte, João Carvalho
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/2275
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Alunos; Atitudes; Interlocutores; Educação sexual; Students; Sexual education; Attitudes; Interlocutors
Description
Resumo
Enquadramento: Tratar de educação sexual, para
além da atualidade do tema, prende-se, sobretudo, com a
necessidade de uma abordagem que leve à adoção de atitudes
favoráveis face à sexualidade e a comportamentos saudáveis
por parte dos adolescentes.
Objetivos: Identificar as preferências dos alunos na
escolha dos interlocutores em assuntos de sexualidade, bem
como analisar a relação com as atitudes face à sexualidade dos
alunos do 3º ciclo do ensino básico.
Métodos: O estudo realizado é de natureza
quantitativa, descritivo-correlacional e transversal. Amostra
não probabilística, por conveniência, de 545 alunos (262
rapazes e 283 raparigas), idade média de 13,95 anos (Dp= 1,25), maioritariamente residentes na aldeia (53,1%) e a
frequentar o 3º ciclo do ensino básico nas escolas do Concelho
de Tabuaço e Fundão. Foi aplicado um questionário visando a
caracterização sociodemográfica da amostra, o conhecimento
das suas vivências da sexualidade; foi, ainda, aplicada a Escala
de atitudes face à sexualidade em adolescentes (Nelas,
Fernandes, Ferreira, Duarte & Chaves, 2010).
Resultados: Da amostra global de alunos, os
principais interlocutores da sexualidade são os amigos
(59,8%), seguido da mãe (40,9%), pai (16,1%), namorado/a
(14,7%), irmãos (13,8%), professores (12,5%), e, por último,
do médico/enfermeiro (4,6%). A mãe influencia
significativamente e favoravelmente as atitudes face à
sexualidade (p=0,006) e, no reverso, os irmãos influenciam de
forma significativa e desfavoravelmente as atitudes face à
sexualidade (p=0,050).
Conclusão: Este estudo sugere que o papel da figura
materna e dos irmãos está diretamente relacionado com as
atitudes face à sexualidade dos alunos do 3ºciclo do ensino
básico e que aqueles têm uma importância essencial na
avaliação que estes fazem da sexualidade. Abstract
Background: Dealing with sex education, being a
matter of full actuality, is related mainly with the need for an
approach that leads to the adoption of positive attitudes
towards sexuality and healthy behavior by adolescents.
Objectives: Identify the preferences of students of
the 3rd cycle of basic education in the choice of the
interlocutors on matters of sexuality as well as analyse their
relationship with attitudes towards sexuality.
Methods: The fulfilled study is quantitative,
descriptive-correlational and tranversal. It is a
non-probabilistic sample by convenience of 545 students
(262 boys and 283 girls), on average age of 13.95 years old
(SD = 1.25), mostly living in the village (53.1%) and attend
the 3rd cycle of basic education in schools of Tabuaço and
Fundão. It was administered a questionnaire constitued by a
socio-demographic characterization and the experiences of
sexuality and by a scale of attitudes towards sexuality in adolescents (Nelas, Fernandes, Ferreira, Duarte & Chaves,
2010).
Results: Of the global sample of students, the main
interlocutors of the sexuality are friends (59.8%), followed by
the mother (40.9%), father (16.1%), boyfriend/girlfriend
(14.7%), siblings (13.8 %), teachers (12.5%) and, finally, the
doctor/nurse (4.6%). The mother significantly and favorably
influences the attitudes towards sexuality (p = 0.006) and, in
reverse, the siblings influence significantly and adversely the
attitudes towards sexuality (p = 0.050).
Conclusion: This study suggests that the role of the
mother and siblings is directly related to attitudes towards
sexuality of students of the 3rd cycle of basic education and
that those are vitally important in the evaluation of sexuality
that they do.