Author(s):
Queimado, Paula Cristina Coelho
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/2265
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Adolescência; Institucionalização; Bem-estar psicológico; Mindfulness; Adolescence; Psychological Well being; Institutionalization
Description
RESUMO
O bem-estar psicológico e o mindfulness são objeto de estudo, dada a importância de identificar os fatores que promovem o crescimento pessoal, autorrealização, atenção plena e a consciência de si na adolescência. Estes aspetos ganham relevo quando se trata de adolescentes institucionalizados, pois a evidência científica revela que o processo de institucionalização pode ser considerado um fator de stress acrescido, tendendo a diminuir o bem-estar. No entanto, são escassos os estudos que relacionem estas três componentes. O presente projeto tem como objetivo analisar o bem-estar psicológico, aceitação e mindfulness numa amostra de 25 adolescentes institucionalizados. Estudou-se também as diferenças de género e a associação entre o bem-estar psicológico e mindfulness. Foram aplicadas as escalas de Bem-Estar Psicológico e a Child and Adolescent Mindfulness measure (CAMM) e o questionário de caracterização sociodemográfica. Os dados foram analisados recorrendo ao Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Efetuaram-se análises descritas e inferenciais, assumindo o grau de confiança .05.
Os resultados indicam que o género, se apresenta como contrastante (p≤.05) da subescala cognitivo emocional positiva (EBEPA). No que diz respeito à CAMM, não se encontram diferenças significativas em função do género. Encontrou-se uma correlação positiva significativa (r=.473, p=.017) entre a subescala cognitiva emocional positiva e a CAMM. Verificou-se também uma correlação negativa significativa (r = -. 494, p=.012) entre a subescala ansiedade e a CAMM.
Assim, salienta-se a importância de promover estratégias e intervenções que visem mudanças positivas no ajustamento psicológico e comportamental dos adolescentes, bem como desenvolver mais estudos com jovens institucionalizados. ABSTRACT
Psychological well-being and mindfulness are the object of study investigations, given the importance of identifying factors that promote the personal growth, self- fulfillment, mindfulness and self-awareness in adolescence. These aspects come to the fore when it comes to institutionalized adolescents, because the scientific evidence shows that the process of institutionalization can be considered an increased stress factor, tending to decrease the welfare. However, there are few studies that relate wellness, mindfulness and institutionalization.
This project aims to analyze the psychological well-being, mindfulness and acceptance in a sample of 25 institutionalized adolescents. We studied gender differences and the association between psychological well-being and mindfulness. Scales of Psychological Well-Being and the Child and Adolescent Mindfulness measure and sociodemographic questionnaire were applied. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS version 22 IBM). We carried out descriptive and inferential analyzes, assuming the .05 level of confidence. Results point out that gender is presented as contrasting (p ≤ .05) of positive emotional cognitive subscale (EBEPA). Concerning CAMM, there are not significant differences in gender. We found a significant positive correlation (r = .473, p = .017) between the cognitive and the emotional subscale positive CAMM. There was also a significant negative correlation (r = -. 494, p = .012) between the anxiety subscale and CAMM.
Thus, we emphasize the importance of promoting strategies and interventions targeting positive changes in psychological and behavioral adjustment of adolescents as well as develop more studies with institutionalized youth.