Detalhes do Documento

Relatório final do mestrado : mestrado de educação visual e tecnológica no ensi...

Autor(es): Pereira, Elsa Marina da Silva cv logo 1 ; Ribeiro, Esperança do Rosário, orient. cv logo 2 ; Figueiredo, Ana Sofia, co-orient. cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2022

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Necessidades Educativas Especiais (NEE’s); Educação Visual e Tecnológica (EVT); Educação Especial; Escola Inclusiva


Descrição
A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual constitui um processo que assenta em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao propiciar o direito à educação de todos os alunos, com ou sem deficiência, numa nova perspetiva de conceito e prática da Escola Inclusiva. O presente trabalho visa recolher, analisar, compreender, e objetivar quais as perceções e atitudes dos professores de Educação Visual e Tecnológica e dos professores de Educação Especial face à Instrumentalidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica no desenvolvimento global de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A estratégia de investigação seguiu a observação qualitativa, utilizando o inquérito por questionário com respostas abertas. Envolvemos um número de inquéritos possíveis para o desenvolvimento da investigação, para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à experiência e formação adquiridas no desenvolvimento destas crianças e dificuldades vivenciadas face à inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais Os resultados, advindos do presente trabalho de investigação, levam-nos a concluir que a maioria dos docentes inquiridos revela, que existem domínios e competências provindas da disciplina de Educação Visual e tecnológica que ajudam no desenvolvimento global das Crianças com Necessidades Educativas Especiais que frequentam esta disciplina. Abstract The inclusion of students with special educational needs in the current school is a process that is based on democratic principles, social justice and equal opportunities to promote the right to education of all students with or without disabilities in a new perspective of the concept and practice of inclusive school. The present work presents as central theme collect, analyse, understand, and objectify what perceções and attitudes of Visual and technological education teachers and Special Education teachers in the face of the Instrumentality of Visual and technological Education in global development with children with special educational needs. The research strategy followed the qualitative observation, using the inquiry with open answers. Involved a number of possible investigations for the development of research, for obtaining objective and credible responses regarding the acquired experience and training in the development of these children and difficulties experienced due to the inclusion of students with. The results from this research work, lead us to conclude that the majority of teachers surveyed reveals that there are domains and competencies from the discipline of Visual and technological Education that help in the overall development of children with special educational Needs who attend this course. We believe that it would be interesting that a similar project in the coming school years, could be implemented in all the different groups of districts, with a view to knowledge of the results obtained by the students with NEE’s. the EVT promotes discipline, a more stimulating and interactive support for management of the teaching/learning process being a discipline of practical nature.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia