Author(s):
Guimarães, Diana Cristina da Costa
; Matos, Isabel Aires de, orient.
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1955
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Linguagem; Escola; Língua Materna; Língua Não Materna; Integração; Diversidade Linguística; Crianças
Description
O presente relatório final de estágio centra-se no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar, de instituições públicas da cidade de Viseu. Enquadra-se no decurso da formação na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Ao longo dos dois semestres de estágio fomo-nos deparando com algumas realidades existentes nas nossas escolas, como a existência de alunos cuja língua materna não é o português.
Assim surgiu o interesse por um conhecimento mais alargado sobre esta temática, levando-nos a uma questão – problema: “Que dificuldades enfrentam os alunos de PLNM na escola portuguesa?”
Deste modo, tendo em conta a investigação a realizar, decidimos analisar quatro crianças, de diferentes nacionalidades, que se encontram a estudar numa escola pública da cidade de Viseu.
Opámos por uma metodologia de investigação qualitativa, baseada num estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, a observação participante e entrevistas às crianças, à professora da turma e ao professor de apoio destes alunos.
Os dados obtidos na investigação, permitiu-nos conhecer melhor a realidade escolar dos alunos de PLNM This end of internship report focuses on the work developed under the ‘Supervised Teaching Practice’ on a Primary School and Pre-school level, in public institutions in Viseu. The activities developed and subsequent report represent a part of the course of studies in Pre-School and Primary School Education Masters Degree, essential to its conclusion.
Throughout two semesters of internship, we faced several different realities present in our schools, such as students whose native language isn’t Portuguese.
Therefore, the interest in a broader knowledge on this theme arose driving us to an essential question / problem: “How do students whose native language isn’t Portuguese get integrated in Portuguese schools and learn the language?”
This way, and considering the investigation pending this process, we decided to study and work with four different children from four distinct nationalities, who were at that time studying at a public school in Viseu.
We’ve opted for a qualitative investigation methodology, based on study cases. Data collection methods were used as well as participating observation and interviews were made to the children, the teacher and the children’s support counselor.
The data obtained from the investigation allowed us to shed light and better understand the reality these non-native Portuguese students live in within the school environment.