Detalhes do Documento

Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enf...

Autor(es): Almeida, Francisca Joana Henriques cv logo 1 ; Ribeiro, Esperança do Rosário Jales, orient. cv logo 2 ; Ramalho, Henrique, co-orient. cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1950

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Aprendizagem; Motivação; Sucesso escolar; Estratégias; Metodologias


Descrição
O processo de ensino – aprendizagem tem sido ao longo dos tempos, alvo de vários estudos com o intuito de criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mas para que estas condições surtam os devidos efeitos é necessário conhecer os múltiplos fatores que as podem influenciar. Neste sentido, é de extrema importância averiguar de que forma os docentes podem ajudar os seus alunos no decorrer das práticas letivas. A motivação tem sido referenciada, como sendo um conceito multifacetado que engloba um conjunto de fatores que podem influenciar a aprendizagem dos alunos, existindo deste modo, um ramo particular de motivação, designada por motivação escolar. Esta pode ajudar ou não, os alunos no seu rendimento escolar. Atualmente tem-se ouvido muito falar do (in) sucesso escolar dos alunos, e que este provém também de muitos fatores, nomeadamente a motivação, quer por parte dos alunos como por parte dos docentes. Assim, o presente estudo tem como intuito avaliar a relação entre a motivação e o sucesso escolar na aprendizagem de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e de que forma a motivação pode potenciar ou não o sucesso escolar dos alunos. Para a concretização do presente estudo foram realizadas entrevistas a nove professores do 1º ciclo do ensino básico, a fim de averiguar as suas opiniões acerca do tema em questão. A grande parte das entrevistas têm pontos em comum que nos faz concluir que a motivação é sem dúvida um aspeto muito importante a ter em conta para um bom rendimento escolar dos alunos. The process of teaching - learning has been over time, the target of several studies in order to create favorable conditions for their development. But for these conditions surtam all intents and purposes it is necessary to know the various factors that can influence. In this sense, it is extremely important to ascertain how teachers can help their students during Semester practices. The motivation has been referenced as a multifaceted concept that encompasses a set of factors that may influence student learning, there therefore a particular branch of motivation, designated school motivation. This may or may not help the students in their school performance. Currently has heard a lot about the (in) students' achievement, and that this also comes from many factors, including motivation, either by the students and by the teachers. Thus, this study is aimed to evaluate the relationship between motivation and academic success of students in learning the 1st cycle of basic education and how motivation can potentiate or not the students' achievement. For the realization of this study were interviewed nine teachers of the 1st cycle of basic education in order to ascertain their views on the topic in question. A large part of the interviews have in common that makes us conclude that the motivation is certainly a very important aspect to take into account for a good performance of pupils.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia