Author(s):
Mendes, Neide Cristina Ferreira
; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1949
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Banda desenhada; Desenho infantil; Web 2.0; Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico; Literacia digital
Description
O presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados.
Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias.
Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem.
Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos. This work includes an analysis of all the practices developed in pre-school and in elementary school in the context of initial teacher training. It presents a description of the contexts in which occurred the stage and a reflection on skills, practices, strategies, methods and all the adopted resources.
Assuming that Information and Communication Technologies are an asset to the learning process, it has developed a study on the use of Web 2.0 tools as well as their implications for learning, developing digital literacy since children, increasingly, have a close relationship with technologies.
Appears thus the need to use the technologies and tools that they have, as emerging sources of motivation in the classroom context and in the learning process.
Therefore, we invited a group of students from 1st grade of an Elementary School to create stories in comics through a Web 2.0 tool in the classroom context. In a qualitative approach, 12 students were analyzed, based on the analysis of participant observation, surveys by questionnaires, logbooks, interviews, digital portfolios and products developed by students.