Autor(es):
Ferreira, Carina Isabel Soares
; Ribeiro, Esperança do Rosário Jales, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1846
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Educação pré-escolar; Hiperatividade; Défice de atenção
Descrição
Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte aparece descrita uma reflexão geral sobre o estágio que teve a duração de um ano letivo. Neste documento tivemos a oportunidade de exprimir aquilo que sentimos durante o estágio, quer fossem as dificuldades ou as aprendizagens. De igual modo, podemos também referir o que correu bem e o que correu menos bem nas nossas planificações bem como, nas próprias intervenções. Uma outra parte é constituída pela investigação. Nesta, é apresentada pela investigadora uma pesquisa bibliográfica para aprofundar a temática em causa e para perceber quais os contributos de alguns autores sobre as crianças hiperativas e como lidar com elas em contexto pré-escolar. Desta forma, é de referir que a investigadora adquiriu novos conhecimentos sobre o assunto. Posteriormente, seguiu-se a fase da investigação de campo, que decorreu na escola onde a realizámos o nosso estágio. Nesta instituição, a investigadora, para recolher os dados necessários ao seu estudo, auscultou a quatro educadoras de infância para depois proceder à sua análise e perceber quais as estratégias que estas profissionais utilizam com crianças hiperativas. This work is divided into two parts. The first part describes a general reflection appears on the stage that lasted for one school year. In this document we had the opportunity to express what we feel for the stage, whether they were any difficulties or learning. Similarly, we can also mention what went well and what went wrong in our lesson plans as well as the interventions themselves. Another part consists of the research. This is shown by the researcher, a literature search to deepen the theme in question and to understand what the contributions of some authors on hyperactive children and how to handle them in the context preschool. Thus, it should be noted that the researcher has acquired new knowledge on the subject. Subsequently, there followed a phase of field investigation. This took place in the school where the trainee performed his internship. In this institution, the researcher, to collect the necessary data for their study, listened to four childhood educators and then analyzing them and see what strategies they employ professionals with hyperactive children.