Author(s):
Morais, Carla Andreia Rodrigues Almeida Tunes
; Coutinho, Emília Carvalho, orient.
; Duarte, João Carvalho, co-orient.
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1755
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Atitude perante a saúde; Cuidados pré-natais; Cultura; Diversidade cultural; Gravidez; Parto; Portugal; Região Norte; Técnicas de relaxamento; Trabalho de parto; Attitude to health; Cultural diversity; Culture; Labor, obstetric; Pregnancy; Prenatal care; Relaxation techniques
Description
Enquadramento: A preparação para o parto enquanto momento de educação para a
saúde durante a gravidez devem ser entendidas como algo que permite à mulher encarar
e perceber esta fase, bem como aumentar o seu conhecimento e competências enquanto
grávida, para que a sua perceção dos cuidados culturais seja a melhor possível, e assim,
vivenciar esta experiência sem dúvidas, receios e medos.
Objetivos: São objetivos para este estudo determinar a influência das variáveis
sociodemográficas e obstétricas na realização de preparação para o parto; analisar a
influência da preparação para o parto na perceção dos cuidados culturais e ainda a
influência das variáveis sociodemográficas e das variáveis obstétricas na perceção dos
cuidados culturais das puérperas da região Norte de Portugal.
Métodos: Estudo de natureza epidemiológica, quantitativo, descritivo, correlacional do
tipo explicativo, aplicado a 1000 puérperas das maternidades do norte de Portugal,
utilizando um questionário e recorrendo à Escala de Perceção dos Cuidados Culturais.
Resultados: A amostra deste estudo caracteriza-se por se encontrar em idade
reprodutiva, empregadas, casadas, provenientes do meio urbano. Na sua maioria
primigestas, revelando uma gravidez vigiada antes do 1ºtrimestre no Serviço Nacional
de Saúde. O parto eutócico com recurso à analgesia epidural foi o mais praticado, e
39,6% das puérperas realizaram preparação para o parto. As puérperas que realizaram a
preparação para o parto encontram-se em idade reprodutiva, possuem um nível de
habilitações literárias elevado, são provenientes do meio urbano e empregadas,
revelaram melhor perceção dos cuidados culturais, relativamente ao atendimento
personalizado, significado tempo, importância da privacidade e comunicação.
Conclusão: A adesão à preparação para o parto por parte das puérperas das regiões
Norte de Portugal é bastante reduzida quando comparada com outros países. A sua
realização pode diminuir o número de partos instrumentados bem como o número de
cesarianas e promover uma melhor perceção dos cuidados culturais durante o trabalho
de parto. É necessário fomentar a realização destas aulas, não só, nos meios urbanos,
mas também nos meios rurais, assim como, entender o porquê de as mulheres que
vigiaram a gravidez no Serviço Nacional de Saúde não aderirem as aulas de preparação
para o parto.
Palavras-chave: Gravidez; aulas de preparação para o parto; perceção dos cuidados
culturais. Abstract:
Background: Childbirth classes, as a health education programme during pregnancy,
should be understood as something that allows a woman to look and realize this phase,
as well as to increase their knowledge and skills while pregnant, so they could
experience cultural care perception the best way they can, and live this experience
without doubts, fears and anxieties.
Objectives: The objectives for this study is to determinate the influence of
sociodemographic and obstetric variables in childbirth classes; analyze the influence of
childbirth classes in cultural care perception and also the influence of sociodemographic
and obstetric variables in cultural care perception by the women of North of Portugal
Methods: This is an epidemiological, quantitative, descriptive, correlational and
explanatory study, applied to 1000 women in the north of Portugal, using a
questionnaire and using the Scale of Cultural Care Perceptions.
Results: The sample is characterized by being in reproductive age, employed, married,
from the urban area. Mostly first time pregnants, took their prenatal care vigilance
before the 1st quarter in the public service. The normal delivery with the use of epidural
analgesia was the most practiced, and 39.6% of women had childbirth classes. The
women who took childbirth classes are at a reproductive age, have a high level of
qualifications, are from urban areas and employed. They revealed a better perception of
cultural care, especially in the personalized service, meaning of time, the importance of
privacy and communication.
Conclusion: Attendance to the childbirth classes by the women in the North of Portugal
is quite low when compared to other countries. These classes can reduce the number of
instrumented deliveries, the number of caesareans and also promote a better cultural
care perception during labor. It is necessary to provide these classes, not only in urban
areas, but also in rural locations, as well as, trying to understand why women who took
her prenatal care in the public service did not attend childbirth classes.
Keywords: Pregnancy; childbirth classes; cultural care perception.