Author(s):
Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
; Rocha, Amarílis Pereira, orient.
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1744
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Comportamento de ajuda; Criança; Desenvolvimento da criança; Enfermagem pediátrica; Modelos de enfermagem; Child; Child development; Helping behavior; Models, nursing; Pediatric nursing
Description
Fundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de
atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação
da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do
enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das
dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e
congruência.
Métodos: Tendo como objetivos analisar a perceção das crianças dos 6 aos10 anos
acerca da relação de ajuda estabelecida com os enfermeiros nas diferentes unidades de
saúde e analisar a influência das variáveis sócio demográficas nas diversas dimensões da
relação de ajuda desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivocorrelacional,
com uma amostra não probabilística por conveniência de 71 crianças (37
meninos e 34 meninas) com uma média de idade de 8,46 anos. Para a colheita de dados
utilizámos um instrumento de caracterização sócio demográfica da amostra e o inventário
das relações de Barrett-Lennard (1986).
Resultados: No que concerne às dimensões estudadas verificamos que as crianças
pontuam com médias mais elevadas a dimensão de respeito e da dimensão compreensão
empática apresentando médias mais baixas na dimensão da congruência. Os resultados
evidenciaram ainda que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre as
dimensões da relação de ajuda e as variáveis sociodemográficas da criança e serviços de
saúde. Somente as variáveis residência e motivo de recurso aos serviços é que apresentam
diferenças estatisticamente significativas.
Conclusão: Podemos concluir que as crianças da nossa população
independentemente da idade, sexo, residência, número de irmãos e/ou escolaridade,
percecionam e valorizam as dimensões da relação de ajuda no contato com os enfermeiros.
Palavras-chave: Relação de ajuda; Cuidados enfermagem pediátricos, crianças 6-10 anos ABSTRACT
Reasons: The aid relationship should be considered as a focal point in pediatric
nursing, in order to define appropriate strategies to capacitate the child/family, to support the
healthy development of children. The nurse’s role and the importance of the aid relat ionship
is defined in this work/study through the dimensions of level of respect, empathy
comprehension, unconditional respect and consistency.
Methods: Having as the objective to examine the perception of children aged 6-10
years on the aid relationship established with the nurses throughout the different health
facilities and analyze the influence of socio-demographic variables on the various dimensions
of the aid relationship, we have developed a quantitative, transversal, correlational
descriptive study, with a non- probabilistic sample of 71 children (37 girls and 34 boys) with
an average age of 8.46 years. For the collection of data, we used a sample of the sociodemographic
characterization instrument and the inventory of the Barrett-Lennard (1986)
relations.
Results: Regarding the dimensions studied, we found that the children score higher
averages on the respect dimension followed by the empathic understanding dimension,
showing lower averages on the consistency dimension. The results showed that there are no
statistically significant differences between the aid relationship dimensions and the sociodemographic
variables of the child and health services. Only the residence variables and the
reason for the use of health services differ.
Conclusion: We can conclude that the children of our population, regardless of age,
sex, residence, number of siblings and/or education, perceive and value the aid relationship
dimensions when in contact with the nurses.
Keywords: aid relationship, pediatric nursing care, children 6-10 years.