Autor(es):
Paula, Teresa Maria Figueiredo Lopes Carvalho
; Rocha, Amarílis Pereira, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1743
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Comportamento de ajuda; Criança; Enfermagem pediátrica; Child; Helping behavior; Pediatric nursing
Descrição
Fundamentação: A relação de ajuda enfermeiro-utente é considerada um instrumento de
cuidados de enfermagem fundamental.
A aquisição de qualidades para conseguir estabelecer uma relação de ajuda baseada no
respeito, empatia, incondicionalidade e congruência deverá ser um dos focos de atenção
dos enfermeiros, que ficarão cada vez mais aptos para desenvolverem as dimensões da
relação de ajuda, pois com a experiência profissional e/ou a especialização numa área de
enfermagem as competências para o estabelecimento da relação de ajuda serão
percecionadas como uma mais-valia.
Em pediatria é com a unidade familiar (criança/jovem e família) que se estabelece a relação
de ajuda, com base na parceria de cuidados.
Objetivos: Os objetivos deste trabalho são a exploração da importância da relação
interpessoal entre o utente pediátrico e os enfermeiros que prestam cuidados em unidades
de pediatria e a verificação da influência das variáveis sócio-demográficas nas relações
interpessoais entre o enfermeiro de pediatria e os utentes em idade pediátrica.
Métodos: Para o cumprimento dos objetivos realizamos um estudo quantitativo, prospetivo,
transversal e descritivo-relacional.
O questionário comporta a caracterização sócio demográfica da amostra e o inventário de
relações interpessoais de Barrett-Lennard, elaborado para medir as dimensões de relação
de ajuda (respeito, empatia, incondicionalidade e congruência), aplicado a 70 enfermeiros
que prestam cuidados em unidades de pediatria. O sexo, a categoria e o estado civil não
manifestam influência nas dimensões da relação de ajuda.
Resultados: Concluímos que os enfermeiros dão importância à relação de ajuda, porque
pontuam acima do valor médio em todas as dimensões consideradas, sendo a média mais
elevada para o respeito e a menos elevada para a incondicionalidade.
Conclusão: Podemos concluir que os enfermeiros que prestam cuidados em serviços de
pediatria percecionam o seu desempenho na relação de ajuda que estabelecem com os
utentes com idade pediátrica como sendo bom, ou seja consideram que conseguem
estabelecer uma relação de ajuda baseada no respeito, na empatia, congruência e
incondicionalidade como as define Barrett-Lennard.
Palavras-chave: Relação de Ajuda, parceria de cuidados, enfermagem pediátrica ABSTRACT
Reasons: The nurse-patient aid relationship is considered to be a fundamental instrument of
nursing care
The acquisition of qualities to succeed in establishing an aid relationship based on respect,
empathy, absoluteness and consistency should be one of the focal points of nurses, whom
will be able to develop the dimensions of the aid relationship, since with the experience
and/or the specialization in a nursing area, the skills for the establishment of the aid
relationship will be perceived as an asset.
In pediatrics, it is as a family unit (child/youth and family) that the aid relationship is
established, based on the partnership of care.
Objectives: The objectives of this study are the exploration of the importance of the
interpersonal relationship between the pediatric patient and the nurses who provide care in
pediatric units and the verification of the influence of socio-demographic variables in the
interpersonal relationships between pediatric nurses and the pediatric aged patients.
Methods: To meet the objectives we have conducted a quantitative, prospective, transversal
and relational-descriptive study.
The questionnaire consists of the socio-demographic characterization of the sample and the
Barrett-Lennard inventory of the interpersonal relationships, developed to measure the
dimensions of aid relationship (respect, empathy, absoluteness, and consistency), applied to
70 nurses who practice in pediatric units. Gender, class and marital status did not influence
in the dimensions of aid relationship.
Results: We have concluded that nurses give more importance to the aid relationship,
because they rate above average on all the considered dimensions, the average being
higher for respect and less high for the absoluteness.
Conclusion: We may conclude that the nurses who practice in pediatric services perceive
their performance in the aid relationship that they establish with the pediatric aged patients
as being good, i.e. they consider that they can establish an aid relationship based on
respect, empathy , consistency and absoluteness as defined by Barrett-Lennard.
Keywords: Aid Relationship, partnership of care, pediatric nursing.