Autor(es):
Oliveira, Catarina dos Remédios
; Ribeiro, Esperança do Rosário Jales, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1705
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Jovens em risco; Intervenção socioeducativa; Crianças em risco
Descrição
No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes. In this study, we analyze the main problems diagnosed in a Group of Schools, identifying key needs, weaknesses, and resources existing in it. Following this is a Proposal Monitoring Tutorial in order to provide the grouping of resources which can serve the demands placed within the field of socio-educational action. The proposed follow tutorial that shows, based on this point, framing and reflecting the fundamental role of a permanent multi-disciplinary team, consisting of the following technicians: Psychologist, Teacher and Director of Tutor Team, which together draw up an Individual Plan Monitoring Tutorial (PIAT). PIAT are mentioned in the areas where the student requires a technical monitoring and defined strategies to be developed for each academic year throughout their school careers. After defining the technical potential to intervene and resources necessary for its implementation, is defined including its duration and interaction with the surrounding family and social networks.