Autor(es):
Duarte, Ana Rita Castanheira
; Dias, António Madureira, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1691
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Comportamento de ajuda; Comunicação; Doença coronária; Isquémia do miocárdio; Relação profissional-doente; Satisfação do doente; Communication; Coronary disease; Health behavior; Myocardial ischemia; Patient satisfaction; Professional-patient relations
Descrição
Enquadramento: A capacidade do profissional de saúde de estabelecer uma relação
empática com o utente deve pautar-se por uma adaptação à condição dele. Compreende
esta relação a transmissão de informações, que permitam fornecer ao doente com
cardiopatia isquémica bases necessárias para o tratamento, sobretudo no que se refere à
medicação.
Objetivos: Relacionar as variáveis sociodemográficas com a satisfação do doente com
cardiopatia isquémica sobre a informação acerca da medicação; relacionar a funcionalidade
familiar, a adesão terapêutica, a informação, as capacidades comunicacionais, as atitudes e
relação com o doente e o profissional de saúde com a satisfação do doente com cardiopatia
isquémica face à informação acerca da medicação; determinar o nível de satisfação com a
informação.
Métodos: Optou-se por um estudo não experimental, de natureza quantitativa, do tipo
descritivo-correlacional e explicativo. Para avaliar as variáveis em estudo, o instrumento de
colheita de dados contém um questionário, constituído por questões relativas às variáveis
sociodemográficas, sociofamiliares e clínicas, contendo ainda duas escalas (SIMS Global e
Escala de Medida de Adesão ao Tratamento). A amostra é constituída por 140 doentes com
doença coronária isquémica, maioritariamente do sexo masculino, segundo um tipo de
amostragem não probabilística acidental. Os participantes foram escolhidos em
conformidade com a sua presença na Consulta Externa de Cardiologia do Centro Hospitalar
Tondela-Viseu.
Resultados: O estado civil, a situação laboral, a escolaridade e o rendimento foram as
vaiáveis sociodemográficas a interferir na satisfação com a informação acerca da
medicação. Concluiu-se que quanto maiores são os índices nas variáveis independentes (a
idade, a funcionalidade familiar, a adesão terapêutica a informação, as capacidades
comunicacionais, as atitudes e relação com o doente e o profissional de saúde), mais baixa
é a satisfação com a informação acerca da medicação. Constatou-se que a primeira variável
e única variável a entrar no modelo de regressão é a informação por se apresentar com o
maior coeficiente de correlação em valor absoluto, deduzindo-se que quanto maior é a
informação, mais saudável é a satisfação com a informação acerca da medicação.
Conclusão: Este estudo revelou que ainda há doentes que não se sentem satisfeitos face
às informações que lhes são dadas sobre a medicação, por parte dos profissionais de
saúde.
Palavras-chave: Cardiopatia isquémica; relação de ajuda; satisfação; informação;
medicação. ABSTRACT
Framework: The ability of health professionals to establish an empathetic relationship with
the patients hould be guided by an adjustment to his condition. This ratio comprises the
transmission of information that can provide the patient with ischemic heart disease
foundation for the treatment, particularly with regard to the medication.
Objectives: Sociodemographic variables relate to the satisfaction of patients with ischemic
heart disease on the information about the medication; relate to family
functioning, adherence to, information, communication skills, attitudes and relationship
with the patient and health professional satisfaction with the patient with ischemic heart
disease compared to information about the medication, to determine the level of satisfaction
with information.
Methods: We opted for a non-experimental, quantitative, descriptive-correlational and
explanatory. To assess the study variables, the data collection instrument contains a
questionnaire consisting of questions related to sociodemographic, clinical and socialfamilial,
and contains two scales (SIMS and Global Scale for Measuring Adherence to
Treatment).The sample consisted of 140 patients with ischemic heart disease, mostly
male, asecond type of non probability sampling accidental. Participants were
chosen according to their presence in the Outpatient Cardiology Hospital Center Tondela-
Viseu.
Results: The marital status, employment status, education and
income were sociodemographic vaiáveis to interfere with the satisfaction with
information about the medication. It was concluded that the greater rates in the independent
variables (age, family functioning, adherence to information, communication skills, attitudes
and relationship with the patient and health professional), the lower the satisfaction
with information about the medication. It was found that the first variable and only
variable entering the regression model is the information on to perform with the
highest correlation coefficient in absolute value, deducing that the greater the information,
the healthier is the satisfaction with information on the medication.
Conclusion: This study revealed that there are still patients who do not feel satisfied with the
information they are given on the medication by health professionals.
Keywords: Ischaemic heart disease; helping relationship;
satisfaction; information; medication.