Autor(es):
Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
; Rocha, Amarílis Pereira, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1683
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Atitude perante a saúde; Competência clínica; Competência profissional; Comportamento de ajuda; Enfermagem pediátrica; Pais; Papel; Relação profissional-família; Attitude to health; Clinical competence; Helping behavior; Parents; Pediatric nursing; Professional competence; Professional-family relations; Role
Descrição
Enquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia
a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é
considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da
perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos
serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aquisição de
competências para conseguir estabelecer uma relação de ajuda com a
criança/adolescente/família, baseada no respeito, congruência e empatia.
Objetivos: Avaliar a perspetiva da família das crianças/adolescentes acerca do
desempenho da relação de ajuda dos enfermeiros que as cuidam; Verificar a influência das
variáveis sociodemográficas dos pais na perceção que têm sobre a relação de ajuda
estabelecida pelos enfermeiros.
Métodos: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo, correlacional, realizado
numa amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 203 pais que
acompanharam os filhos nos serviços de pediatria. O instrumento de recolha de dados
utilizado inclui questões para a caraterização sociodemográfica da amostra e o inventário de
relações interpessoais de Barrett-Lennard, versão OS-40 que avalia a relação de ajuda nas
suas quatro dimensões: nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade e
congruência.
Resultados: O nível de respeito e incondicionalidade são percecionados pelas mães de
forma muito positiva, enquanto que pelos pais é mais valorizada a compreensão empática e
congruência. Obtiveram-se ordenações médias superiores nos pais com idades
compreendidas entre 29-35 anos em todas as dimensões, exceto na congruência. Os pais
que residem em meio urbano obtiveram scores superiores na relação de ajuda. Na unidade
de neonatologia observaram-se ordenações médias mais elevadas para todas as dimensões
da relação de ajuda e na pediatria, ordenações médias mais baixas.
Conclusões: Os pais das crianças/adolescentes internados têm uma perceção positiva da
relação de ajuda. Nas dimensões nível de respeito e compreensão empática apresentaram
scores mais elevados, seguidos da congruência e, com score mais baixo, a
incondicionalidade do respeito. Sugere-se a implementação de formação contínua na equipa
de enfermagem acerca da relação de ajuda e a continuidade da investigação nesta área.
Palavras-chave: Relação de ajuda, família, enfermeiro, pediatria. ABSTRACT
Context: Taking care in paediatrics is based on a very specific philosophy which privileges
partnership and family-centred care. Help Relationship is considered a fundamental
instrument for nursing. Knowing the perception that parents have on the Help Relationship
set up by nurses on the paediatrics service is indispensable in the search for knowledge and
to acquire the skills to establish a Help Relationship with the child/adolescent/family, based
on regard, congruence and empathy.
Objectives: To evaluate the perspective of the children/adolescents’ family on the role of
Help Relationship with the nurses that take care of them; to verify the influence of sociodemographic
variables in the parents’ perception on the Help Relationship established by
nurses.
Methodology: A study of quantitative, transversal, descriptive and co-relational nature,
carried out in a non-probabilistic sample, by convenience, formed by 203 parents that
accompanied their children to the paediatrics service. The instrument for collecting data
included a questionnaire for socio-demographic characterisation of the sample and the
Barrett-Lennard Interpersonal Relationships Inventory, version OS-40, which evaluates Help
Relationship in its four dimensions: level of regard, empathic understanding, unconditionality
and congruence.
Results: Level of regard and unconditionality are perceived by mothers in a very positive
way, whereas fathers value empathic understanding and congruence. Higher average scores
were obtained by parents between the ages 29-35 in all dimensions, except for congruence.
Parents living in urban areas got higher scores in what respects Help Relationship. In the
newly-born unit higher average scores were observed in all dimensions of Help Relationship
and in the paediatrics unit the average scores were lower.
Conclusions: The parents of hospitalised children/adolescents have a positive perception
on Help Relationship. Level of regard and empathic understanding got higher scores,
followed by congruence and, with the lowest score, unconditionality. We suggest
implementing continuous training for nurses on the subject and further investigation in this
area.
Keywords: Help Relationship, family, nurse, paediatrics.