Document details

Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal

Author(s): Correia, Carla Alexandra de Almeida cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1493

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Branding; Comportamento do consumidor; Equidade da marca Somersby


Description
Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira Esta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby, em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A., que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos, comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos, consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract: This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers , in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage. The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits, behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Abrantes, José Luís Mendes Loureiro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU