Autor(es):
Correia, Carla Alexandra de Almeida
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1493
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Branding; Comportamento do consumidor; Equidade da marca Somersby
Descrição
Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira Esta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby,
em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo
do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao
lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A.,
que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento
de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No
comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos,
comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse
perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos
com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia
que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos,
consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os
dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social
Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final
foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas
limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance
deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As
estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a
visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e
o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract:
This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its
mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers ,
in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a
brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage.
The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy
near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits,
behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to
face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the
drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has
for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby
consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed
by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and
factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported
some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent
performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the
consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were
successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and
word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Abrantes, José Luís Mendes Loureiro