Author(s):
Pires, Ana
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/998
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Avaliação Psicológica; Educação FÃsica; Necessidades Psicológicas Básicas; Teoria da Autodeterminação; Motivação; Intenções; Psychological Assessment; Physical Education; Basic Psychological Needs; Self-Determination Theory; Self-Determination Theory; Motivation; Intentions; Physical Education
Description
Dissertação apresentada com vista à obtenção do
grau de Mestre em Desporto, na área de
especialização de Educação FÃsica Escolar, por Ana Pires. Orientador: Professor Doutor Carlos Silva Estudo Um: Validação Preliminar de um Questionário para Avaliar as
Necessidades Psicológicas Básicas em Educação FÃsica
A Teoria da Autodeterminação é uma a abordagem psicológica sobre a
motivação, que se preocupa com as causas e as consequências da forma
como o ser humano regula o seu comportamento. Esta teoria preconiza que a
base do comportamento autodeterminado (regulação para formas
intrinsecamente motivadas) passa pela satisfação de três necessidades
psicológicas básicas (competência, autonomia e relacionamento). Segundo
vários autores, este modelo teórico pode fornecer informações importantes
sobre o processo motivacional dos alunos para as aulas de Educação FÃsica,
no entanto, em Portugal não existe ainda nenhum instrumento de avaliação das
necessidades psicológicas básicas neste contexto. Desta forma, o objectivo
principal deste estudo é a validação preliminar da adaptação à Educação FÃsica
da versão Portuguesa do Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES),
determinando as suas qualidades psicométricas iniciais através de uma análise
factorial exploratória do modelo que a suporta. Para tal, participaram no estudo
150 alunos (n=150) do 2º e 3º CEB, com idades compreendidas entre os 11 e
16 anos (M=13.39; SD=1.44) e com diferentes nÃveis de prática desportiva. Os
resultados obtidos revelaram uma estrutura factorial igual à versão original (12
itens agrupados em 3 factores, com 4 itens em cada factor), que apresentam
Ãndices bastante aceitáveis de validade e fiabilidade, o que leva a concluir que
este questionário poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em
futuras investigações que pretendam avaliar as necessidades psicológicas
básicas no contexto da Educação FÃsica. Estudo Dois: Estudo da Relação entre as Necessidades Psicológicas
Básicas, a Regulação do Comportamento e as Intenções de Praticar
Desporto Escolar e Desporto Fora da Escola
A teoria da autodeterminação (SDT) é uma macro teoria que se preocupa com
as causas e as consequências do comportamento autodeterminado. Por essa
razão, está entre as mais populares e contemporâneas abordagens sócio-cognitivas à motivação humana, tendo vindo a ser aplicada nas últimas três
décadas aos mais diversos contextos. Desta forma, o principal objectivo deste
estudo foi analisar as relações existentes entre a satisfação das necessidades
psicológicas básicas (NPB), os tipos de regulação da motivação e as intenções
dos alunos de praticarem desporto para além das aulas de educação fÃsica
(EF). Participaram neste estudo 626 alunos do 6º ao 9º ano, de ambos os
géneros (329 femininos; 297 masculinos) e com idades compreendidas entre
os 10 e os 18 anos (M=13.3; SD=1.7). Para a recolha dos dados foram
utilizadas as versões portuguesas da Basic Psychological Needs in Exercise
Scale (BPNESp) e do Perceived Locus of Causality (PLOCp). As intenções
para a prática de desporto escolar (DE) e de desporto fora da escola (DFE),
foram avaliadas através de um único item cada. Os principais resultados
revelaram que os alunos que se sentem mais eficazes na realização das
tarefas propostas nas aulas de EF (satisfação da NPB de competência), bem
como, aqueles que se divertem mais e retiram maior prazer das aulas de EF
(motivação intrÃnseca), ou, que se identificam com os seus objectivos e lhes
atribuem o respectivo valor/importância (motivação identificada), são aqueles
que mais se predispõem a praticarem DE e DFE no futuro. Study One: Preliminary Validation of a Questionnaire to Measure Basic
Psychological Needs in Physical Education
The Self-Determination Theory is a psychological approach to motivation that
focuses on causes and consequences of human behavior regulation. This
theory posits that autonomous behavior (intrinsic motivation regulation) is
supported by satisfaction of three basic psychological needs (autonomy,
competence and relatedness). According several authors, this theoretical
framework could provide important information about the studentâs motivational
process to physical education class, however, in Portugal does not exists any
instrument to measure the basic psychological needs in this domain. So, the
main propose of this study is the preliminary adaptation to physical education
contexts of Basic Psychological Needs Exercise Scale (Portuguese version:
BPNES), and determine their initial psychometrics properties through an
exploratory factor analysis. This propose was accomplished with a sample of
150 students (n=150) from de 2
nd
and 3
rd
CEB, aged from 11 to 16 years
(M=13.39; SD=1.44) with different levels of sports practice. Results revealed a
factorial structure just like the original model (12 items grouped in 3 factors, with
4 items hitch factor) and presents acceptable values of validity and reliability.
Those findings allow us to conclude, that questionnaire can be used in future
investigations to measure the basic psychological needs in physical education. Study Two: Study of the Relations between the Basic Psychological
Needs, Behavior Regulation and Intentions to practice School Sport and
Sport Outside School
The Self-Determination Theory (SDT) is a macro theory that concerns the
causes and consequences of self-determined behavior. For this reason, is the
most popular and contemporary socio-cognitive approach to human motivation,
that have been applied in the last three decades to different domains. The main
propose of this study was to analyze the relationship between basic
psychological needs (BPN) satisfaction, behavioural regulations and students
intentions to practice sport besides the physical education (PE) classes. For
such propose, participated in this study, 626 students of six and nine grade, of
both genders (329 female; 297 male) and aged between 10 and 18 years old
(M=13.3; SD=1.7). For the data collection were used the Portuguese versions of
Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp) and the Perceived
Locus of Causality (PLOCp). The intentions to practice additional sports in
school (DE) and sports outside school (DFE), were assessed using a single
item each. The main results revealed that, students who feel more effective in
carrying out the proposed tasks in PE classes (satisfaction of competence), as
well as those who enjoy and feel more pleasure from PE classes (intrinsic
motivation) or who identify with its goals and give them more value/importance
(identified motivation), are the ones that are willing to practice DE and DFE in
the future.