Author(s):
Ferreira, Frederico
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/986
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Educação; FÃsica; Escolar; Comportamentos Saudáveis; Pedagogia desportiva
Description
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Desporto especialização em educação FÃsica Escolar. Orientador: Doutor Pedro Sequeira RESUMO
A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Jerónimo
Emiliano de Andrade (ESJEA) de Angra do HeroÃsmo, através da Secretaria Regional da
Educação, estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estágio Pedagógico ao
mestrando, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do Processo de Bolonha.
O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste
Processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é,
exercer a docência em Unidades Escolares do Sistema de Ensino, sendo um perÃodo de
adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho.
A Educação FÃsica Escolar nasce com a necessidade de formar e educar futuros cidadãos,
tendo como objectivos principais o desenvolvimento global e harmonioso, a aquisição de
hábitos de higiene e disciplina, de comportamentos saudáveis e contribuir para o
desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promovendo elevados
nÃveis de desempenho e preparando os alunos para uma vida activa.
As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma CRER 8º ano,
composta por vinte alunos, com uma idade média de 15,09 ± 0,75, sendo a idade mÃnima de
treze anos e a máxima de dezoito anos. A turma era constituÃda por seis alunos do sexo
masculino e catorze alunos do sexo feminino.
Pretendeu-se a operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a
implementação da modalidade de Kickboxing e Natação, organização e realização de uma
acção de Formação para os alunos, realização de um Planeamento Escolar por blocos,
dividido em Unidades didácticas.
O processo de Ensino e Aprendizagem teve como referência fundamental, para o sucesso das
aulas de Educação FÃsica, uma Avaliação centrada em três domÃnios: Ãrea das Actividades
FÃsicas Desportivas, Ãrea da Aptidão FÃsica e Ãrea dos Conhecimentos.
Neste Estágio foi ainda aplicado o questionário que visa caracterizar os gostos e preferências
dos alunos na disciplina de Educação FÃsica (Caracterização da turma Semedo 1998). Os
resultados foram analisados pelo programa estatÃstico do SPSS, caracterizando os alunos, os
Mestrado em Educação FÃsica Escolar
Relatório de Estágio â ESDRM/ ESJEA iii
seus gostos pessoais para as diferentes matérias curriculares e matérias de Educação fÃsica,
realçando também as relações com os encarregados de educação, a forma de transporte para a
escola os hábitos alimentares e as caracterÃsticas que mais apreciam num professor.
Em suma, este documento contém todos os planeamentos e eventos que foram organizados ao
longo deste ano lectivo e evidencia o planeamento e a avaliação realizadas. ABSTRACT
The Sports Sciences School of Rio Maior (ESDRM) and Jerónimo Emiliano de Andrade
Secondary School (ESJEA) in Angra do Heroismo true Regional Secretary of Education
established a partnership to provide a Teaching Internship to Masters students, as part of the
second cycle of the Bologna process.
This Report of Teacher Training aims to support and to describe the final step in this process.
The Internship provides knowledge of what working in the workforce is really like. That is, to
begin teaching in the school system -- an adjustment period of the student into the
professional labor market.
Physical education in he School is born of the need to form and educate the future citizen. Its
main objectives are the global and eclectic development, creating hygiene habits, healthy
behavior and contributing to the development of quality learning throughout life, promoting
high levels of performance and preparing students for an active life.
Classes were lectured during the academic year 2009/10, to class Crerr 8
th
grade. The class
consists of a total of twenty students, of which only eighteen attended the Physical Education
classes. Their average age is 15.09, ± 0.75, fifteen being the minimum age and eighteen being
the maximum. The class consists of 9 male students and 11 female students.
Objectives: make the objectives proposed in the Training Project operational; organize and
implement an activity project (multiactivities); monitor the teacher's classes planed in blocks
and based in different didactic parts;
The success of the process of Teaching and Learning in this subject area focuses on the
evaluation of three assessment areas: Physical and Sports Activities, Physical Fitness and
Knowledge.
This training course also included a class characterization true a questionnaire with different
themes from eating habits to school preferences and teachers qualities preferential. The results
were analyzed by the SPSS statistical program.
In resume this document contains all projects and events we had organized trough this year
and emphasizes the preparation and evaluations we have done.