Autor(es):
Rodrigues, Sara Catarina Cardoso
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/979
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): Publicidade; Televisão; Fast Food; Consumo Infantil
Descrição
Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014 Nesta Dissertação são apresentados os resultados de uma investigação sobre o impacto que a Publicidade televisiva tem no consumo infantil de Fast Food, reportando-nos
especificamente ao caso do McDonald´s em Portugal. Ou seja, pretende-se perceber efetivamente se uma variável tem influência direta sobre a outra, e se esse nÃvel de influência é ou não relevante.
Trata-se de um projecto de pesquisa qualitativo e quantitativo, cujo principal objetivo é identificar a forma como as crianças absorvem e percecionam as mensagens publicitárias sobre a comida Fast Food e, por outro lado, perceber também de que forma a Publicidade exerce influência sobre as crianças e molda os seus gostos.
A ideia desta temática surge associada ao facto de a obesidade ser um tema cada vez mais polémico e alvo de debates constantes e associada também à importância de ter uma
alimentação saudável. No seguimento desta temática verifica-se a necessidade de ter uma
visão concreta a este nÃvel, nomeadamente no que diz respeito ao caso português, ou seja,
perceber em que medida a Publicidade em Portugal influencia o consumo infantil de Fast Food, visto que não existem ainda estudos concretos em relação a esta temática.Só através da obtenção dos resultados principais desta análise é possÃvel ter a perceção do impacto que a Publicidade tem sobre o consumo infantil de Fast Food e só a partir daà é possÃvel tentar criar novas estratégias ou melhorar as já existentes e, por outro lado, através
das conclusões retiradas é, também, possÃvel criar campanhas ao nÃvel da saúde, alimentação saudável e bem-estar fÃsico, ou seja, porventura campanhas de prevenção da obesidade que façam frente à s do McDonald´s.
Como resultado final foi possÃvel confirmar a ideia geral da temática desta dissertação, ou seja, foi possÃvel verificar que a Publicidade televisiva tem realmente impacto no que diz ao consumo infantil, particularmente ao consumo de alimentos McDonald´s. O nÃvel de impacto revelado não se revelou extremamente alto, mas a dúvida quanto ao fato de a variável Publicidade ter influência direta no que diz respeito ao consumo infantil de Fast Food McDonald´s em Portugal ficou clara. Através deste estudo foi possÃvel concluir que as crianças absorvem e percepcionam a Publicidade, sabem identificá-la, sabem qual a sua preferida, sabem até que a Publicidade nãoé linear nem transparente, mas mesmo assim vêm-na, assistem Televisão muitas horas e a
maioria das vezes sozinhas.
Da mesma forma que sabem identificar a Publicidade as crianças sabem também identificar o McDonald´s, e a preferência por esta cadeia alimentar e pelo tipo de produtos desta cadeia alimentar, em detrimento de outras, é indiscutÃvel a partir dos resultados efectivos.
Os pais têm também noção do que é a Publicidade e em que consiste a mesma, mas fica claro que a Televisão e a Publicidade fazem inquestionavelmente parte do dia-a-dia e da casa de todas as famÃlias, na maioria dos casos mais horas até do que seria de esperar.