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Estratégias empresariais para os mármores do Alentejo:contributo para o desenvo...

Autor(es): Vivas, Carla cv logo 1 ; Sousa, António cv logo 2

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/565

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Gestão; Estratégia; Competitividade; Rochas ornamentais; Mármore; Alentejo


Descrição
A competição no mercado internacional do sector dos mármores intensificou-se nos últimos anos, em resultado da queda de barreiras alfandegárias e integração económica na União Europeia. Para fazer face à concorrência, as empresas do sector sentiram necessidade de aumentar a sua dimensão crítica, integrar verticalmente e adoptar novas tecnologias, de modo a acrescentar valor aos produtos finais. Na região Alentejo, encontram-se as mais importantes jazidas portuguesas de mármore, localizadas no anticlinório de Estremoztriângulo “Estremoz, Borba, Vila Viçosa”). Contudo, as empresas desta região apresentam reduzidas dimensões, dedicam-se maioritariamente à extracção e denotam dificuldades em acrescentar valor aos produtos finais, comprometendo o seu dinamismo e competitividade num mercado global. O objectivo desta reflexão consiste em diagnosticar as estruturas e estratégias empresariais existentes e que estão na base da competitividade natural, assim como identificar as alterações a implementar para melhorar a competitividade destas empresas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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