Author(s):
Sousa, Carlos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/508
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Juventude; Tecnologia; Sociabilidade; Educação
Description
O trabalho apresenta as visões de jovens universitários sobre as novas
tecnologias, especialmente a Internet, e sua relação com o desenvolvimento de uma
sociedade democrática. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de postagens
em um fórum virtual, com a participação de 38 jovens do curso de Ciência da
Informação, na modalidade de ensino presencial, de uma instituição de educação
superior privada do Distrito Federal do Brasil, no ano de 2008. A leitura das postagens
nos permitiu constatar que para esses jovens as novas tecnologias, especialmente a
Internet, são uma realidade irreversível na vida contemporânea, não obstante
apresentarem aspectos contraditórios para a construção de relações sociais justas e
igualitárias em vista da democracia. Os dados mostram um posicionamento que vê na
sociabilidade virtual e suas linguagens formas de interações passageiras, frágeis e
descartáveis e novas formas de exclusão e preconceitos, em suma, geralmente
negativas; por outro lado, os dados patenteiam uma visão otimista, de possibilidade de
personalização, ampliação dos contatos com o Outro, e o destaque à sua dimensão
utilitária, prática, ágil e de acesso direto. Tais visões têm notórias implicações na vida
social juvenil contemporânea, com a criação de novas linguagens, sociabilidades e
interesses, explicitando o fato de que, historicamente, o conhecimento e a tecnologia
têm sido um trampolim para o acesso ao poder e ao seu exercício, democrático ou
não.- New languages and sociabilities: how youth perceive new technologies. This paper aims to analyze perspectives on new technologies and its relationship with the
development of a democratic society posted in a virtual forum. The population was
composed by 38 undergraduate students in Computer Sciences, enrolled in a private
higher education institution, located in Brazil’s capital city. The results of messages’
analysis show that these technologies are regarded as an irreversible part of reality, in
particular the Web. They recognized their contradictory contributions to the
construction of equalitarian and fair social relations, aiming democracy. The data reveal
both positive and negative perceptions of the new technologies’ roles. On the one
hand, virtual sociability and their inherent languages multiply fragile and temporary
social interactions. Furthermore, they are vehicles for new prejudices and additional
forms of social exclusion. On the other hand, the results show the perceptions of new
alternatives for becoming a person, in social networks, as well as the importance of
easy and direct access to persons and groups. The points of view expressed by
students have significant implications for juvenile social life and political participation.
As it is well recognized, knowledge and technologies have been valuable means for
accessing and exercising political power, either democratic or authoritarian.