Author(s):
Hamido, Gracinda
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/432
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Dialogismo; Supervisão; Reflexividade; Desenvolvimento profissional; Dialogism; Supervision; Reflectivity; Professional development
Description
Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos
processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos
eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa
na e a partir da prática.
Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais
em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação
profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara
interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e
dos seus processos de construção com a praxis.
Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns
conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e
sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade
e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação.
Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura
proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao
desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e
organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract
Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the
development of professional education processes. These are conceptualized as
dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on
practice.
First we try to clarify our view of professional learning and education.
Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction
processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective /
organizational dimensions of those processes.
Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical
frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the
composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism,
Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of
practice and Participation.
Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to
the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in
developing balanced and efficient supervision processes.