Autor(es):
Sequeira, Pedro
Data: 1998
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/382
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): Reacção; Feedback; Treinadores; Andebol; Análise; Formação
Descrição
Dissertação elaborada por Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira, sob orientação do Professor
Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com
vista à obtenção do grau de Mestre em
Gestão da Formação Desportiva,Faculdade de Motricidade Humana. Este estudo teve como objectivo a caracterização do Feedback Pedagógico, do
Pensamento e Acção dos Treinadores de Andebol nos Escalões de Formação e da
Reacção dos Atletas ao Feedback, consoante os conteúdos do treino e, também a
comparação entre um grupo de Treinadores com formações e experiências profissionais
diferenciadas. Para aceder a este objectivo adoptámos uma metodologia que podemos classificar
como descritiva, comparativa e correlacional. O processo de recolha de dados originou
uma descrição da análise multidimensional do Feedback e da análise da entrevista, e
possibilitou a comparação entre os dois grupos de Treinadores e a correlação entre o seu pensamento e a sua acção. Foram seleccionados 2 treinos por equipa. Utilizámos 8 Treinadores. A nossa
amostra ficou, assim, reduzida a 16 casos. O sistema de observação que foi utilizado neste trabalho é derivado do
FEED/ULG (Pieron e Devillers, 1980; Pieron e R. Delmelle, 1983; Pieron e V.
Delmelle, 1983; Pieron, Neto e Carreiro da Costa, 1985; Guimarães, 1986; Rosado
1988; Carreiro da Costa, 1988) em que vão ser analisadas 5 Dimensões do Feedback:
Conteúdo, Valor, Objectivo, Forma e Direcção. Antes da filmagem do segundo treino foi efectuada uma entrevista ao Treinador,
de forma a ficarmos na posse das variáveis pré-interactivas.
As perguntas da entrevista que utilizamos foram baseadas nas de Januário (1992).