Detalhes do Documento

Em torno da família e da escola: pertinência científica, invisibilidade social

Autor(es): Vieira, Maria cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/215

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Famílias; Escola; Mercado escolar; Reflexividade sociológica


Descrição
O objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a pretexto dos dados apresentados. - The aim of this paper is to produce sociological reflexivity about scientific procedures usually observed in the research on the relationship between school and families. In the first place, some of the sociological arguments on the subject are presented. Secondly, a further delimitation of this debate is made – the one that relates the rising of a “school market” with the mobilization of families towards the academic achievement of their children – and some of the research produced by the author on this topic is put forward. Finally, a brief epistemological consideration is attempted, concerning the results presented previously.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia