Autor(es):
Henriques, Maria
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/212
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): Currículo; Trabalhos para casa; Relação escola-família; Relação escola-comunidade; Parceria
Descrição
Com este texto, para além de estimular o diálogo, pretendeu-se desenvolver uma
investigação sobre os trabalhos para casa, vulgo TPC. Houve que definir objectivos e
percorrer várias etapas. No que concerne aos objectivos, procurou-se compreender
em que consistem na prática os TPC através das perspectivas dos diferentes actores
sociais (professores, pais/encarregados de educação (EEs), alunos, ATL, explicadoras
e ama) e que tipos de relações existem face à sua dinâmica.
Em relação às etapas, abordaram-se conceitos, passou-se em revista várias
teorias; dirigiu-se um breve olhar sobre a recente reorganização curricular; falou-se de
estudos publicados; escutou-se os diferentes actores; analisaram-se alguns
documentos e confrontaram-se dados.
No que diz respeito à metodologia que orientou o estudo situámo-nos no
paradigma de investigação qualitativa, optando pelo formato de estudo de caso, com
recurso a entrevista, questionário e análise documental.
O trabalho decorreu no distrito de Santarém, numa escola pública do 1.º ciclo
sendo a população constituída por 4 docentes da EB1 da Luz, 94 alunos, 88 pais/EEs,
2 docentes do ATL, 2 explicadoras e 1 ama.
Ao longo deste estudo foi possível verificar: a) que não há consenso sobre o
valor pedagógico dos TPC; b) que apenas têm o nome de “casa”, pois não são aí
feitos; c) que sacrificam o desenvolvimento de competências em proveito da
assimilação de conhecimentos; d) uma “vigia” entre os diversos actores; e)
uniformidade pedagógica, com a qual os alunos têm o mesmo itinerário cognitivo; f) a
prática de cópias, palavras difíceis, verbos, contas, tabuadas e reduções. - With this text, besides stimulating dialogue, there was an intention to develop an
investigation about homework (HW). It was necessary to establish objectives and go
through several stages. Concerning the objectives, there was an attempt to understand
what HW consists of in reality, through the perspectives of the different social actors
(teachers, parents/guardians, pupils, Centres of free time activities, tutors and nannies)
and what types of relationships exist in view of their dynamics.
Regarding the stages, concepts were approached, several theories were
reviewed; a brief overview was made of the recent curricular reorganization; published
studies were discussed; the different actors were listened to; some documents were
analysed and data was confronted.
In respect to the methodology that orientated the study we placed ourselves on
the qualitative investigation paradigm, opting for the case study format, resorting to
interviews, questionnaires and documental analysis.
The survey was held in the district of Santarém, in a public 1st cycle elementary
School, the population being constituted by 4 lecturers of Luz’s EB1, 94 pupils, 88
parents/guardians, 2 lecturers from Centres of free time activities, 2 tutors and 1 nanny.
Throughout this study it was possible to verify: a) that there is no agreement
about the pedagogical value of HW; b) that it is called “home” only by name for it is not
done there; c) that it sacrifices the development of skills in profit of the assimilation of
knowledge; d) a “vigilance” between the different actors; e) pedagogical uniformity, in
which pupils have the same cognitive itinerary; f) the practice of transcripts, difficult
words, verbs, accounts, times tables and reductions.