Detalhes do Documento

Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem

Autor(es): Spínola, Ana cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/197

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): EDUCAÇAO PARA A SAUDE; FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM; MULTICULTURALIDADE


Descrição
Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde As escolas de enfermagem preparam os estudantes para desenvolverem actividades no âmbito da educação para a saúde, em áreas relevantes, nomeadamente com grupos sociais e culturais diferentes. De acordo com a sua experiência profissional e de ensino, valoriza os hábitos de uma alimentação saudável na infância, nos primeiros meses de vida uma área sensível, e desafiante para mães de etnia cigana. Sendo o estudo, das práticas observacionais nem sempre acessíveis para avaliar o desempenho dos estudantes na educação para a saúde, neste estudo desenvolve-se uma pesquisa de avaliação com estudantes recém chegados e finalistas de ciências de enfermagem, onde se utiliza a combinação de um vídeo original com a aplicação de um questionário. Os resultados sugerem que a combinação dos métodos parecem revelar-se úteis na avaliação dos progressos de aprendizagem nos estudantes em educação para a saúde, bem como no conhecimento e aptidões para o exercício.Abstract: Nursing Schools prepare students for leading health education activities on relevant topics, namely with groups with social and cultural specificities. According to our previous professional and teaching experience, food safety and child nutrition during the first months, are sensitive topics and gipsy mothers a challenging group. Since observational practices are not always available to assess students performance in health education, during this evaluative research on fresh students and finalists in Nursing Sciences, was used a combination of an original video exposure and questionnaires were used. Results suggest the combination of methods seems to be useful assessing the students’ progresses in health education, knowledge and ability to practice.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia