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Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico...

Autor(es): Correia, Marisa cv logo 1 ; Freire, Ana cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/103

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Trabalho laboratorial; Avaliação; Perspectivas de ensino e aprendizagem


Descrição
Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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