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Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico

Author(s): Correia, Marisa cv logo 1 ; Freire, Ana cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/102

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Avaliação; Práticas avaliativas; Perspectivas de ensino


Description
Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensino Básico. Este estudo envolve três professores em início de carreira. A recolha de dados consiste na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais. Apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem ainda marcadamente tradicional.
Document Type Article
Language Portuguese
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