Autor(es):
Silva, Patrícia Dias da
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3754
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): YouTube; remistura; vídeo online; sátira; comuns; remix; online video; commons
Descrição
O YouTube é descrito como uma “comunidade” em que os seus membros fazem vídeos em conjunto, vêem as criações vídeo uns dos outros, são inspirados por esses vídeos, comentam-nos e partilham-nos. Este artigo foca-se nas práticas vídeo de remistura desenvolvidas no campo da política, no seu sentido mais estrito, envolvendo actores e temáticas radicionalmente consideradas desta esfera, mas também no sentido mais lato, enquanto respeitante às lutas de poder que marcam a vida social, especialmente no que se refere às lutas de poder simbólico e cultural.
A remistura com fins de crítica política proporciona a exposição tanto das estratégias dos actores políticos, como do funcionamento interno dos media e das relações entre ambos. Estas práticas vídeo contributivas implicam dois processos distintos: primeiro, a partilha de um vasto quadro referencial, ligando a construção de sentido a um carácter intertextual no ambiente online; e segundo, procedente da digitalização, a transformação de imagens, palavras e sons em elementos prontos a utilizar de uma linguagem multimédia que conduz a formas avançadas de pastiche e paródia. YouTube is described as a “community” in which its members make videos together, watch each other’s creations, are inspired by these videos, comment and share them. This article focuses on remix video practices
developed in the political realm, both in a narrow sense, concerning actors and topics traditionally considered to be part of politics, and in a broader sense, referring to the power struggles of social life, in particular regarding symbolic and cultural power.
Critical remix reveals the strategies of political actors, the inner workings of
the media and the relations between both. These contributive video practices imply two distinct processes: the sharing of a vast referential framework, tying the production of meaning to an inherent intertextuality in the online environment; and, stemming from digitalization, the
transformation of images, words and sounds in ready-to-be-used elements
of a multimedia language leading to advanced forms of pastiche and parody.