Author(s):
Simões, Ana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3576
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Mestrado em educação pré-escolar; Relatórios de estágio; Avaliação das aprendizagens; Master's degree in Preschool education; Apprenticeship report; Assessment of learning
Description
A formação profissional, nomeadamente a formação profissionalizante (2ºCiclo de
Estudos no âmbito de Bolonha) tem vindo a ser alvo de discussão entre as diferentes
áreas do conhecimento, nomeadamente no que respeita às possíveis metodologias de
avaliação a adotar (práticas profissionais supervisionadas, elaboração de portefólios
individuais, realização de trabalhos de grupo com acompanhamento tutorial, redação
de Relatórios de Estágio, entre outras).
A presente comunicação tem como principal objetivo discutir e analisar as conceções
dos educadores de infância recém-formados acerca da educação de infância e das
aprendizagens realizadas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS),
através da análise dos Relatórios de Estágio elaborados no âmbito do Mestrado em
Educação Pré-Escolar de uma escola superior de educação, especificamente os que
dizem respeito a um grupo de mestrandos dos anos letivos 2010-2011, 2011-2012 e
2012-2013. Nesta análise, serão privilegiados os seguintes eixos: i) a caracterização
reflexiva do contexto socioeducativo; ii) a análise reflexiva da intervenção; iii) as
considerações finais realizadas. Pretende-se, a partir desta análise, identificar e
compreender os potenciais desafios (que elementos e critérios de avaliação? Como
caracterizar, de forma reflexiva, um determinado contexto socioeducativo?) trazidos
ao processo de avaliação das aprendizagens dos mestrandos do curso em questão.
O quadro teórico de referência centra-se numa revisão de literatura sobre a formação
profissional dos educadores de infância e sobre a avaliação das aprendizagens dos
adultos.
A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, inclui análise documental (objetivos
do curso, perfil profissional de saída, guião para a elaboração dos Relatórios de
Estágio), e a subsequente análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para asseguintes conclusões: se por um lado, todos (12) os mestrandos do estudo seguiram,
escrupulosamente, o guião fornecido pela equipa de docentes da Prática Profissional
Supervisionada para a elaboração dos Relatórios de Estágio, por outro lado e no que se
relaciona com a caracterização reflexiva do contexto socioeducativo, a análise reflexiva
da intervenção e as considerações finais realizadas, constata-se que existem diferenças
significativas na estrutura organizativa do discurso escrito, na escolha do quadro
teórico de referência bem como nas reflexões pessoais realizadas. Enquanto que os
mestrandos (5) do ano letivo 2010-2011 demonstram ter optado por construir um
quadro teórico de referência ancorado, preferencialmente, por referências
bibliográficas relacionadas com a Educação de Infância e facultadas pela equipa de
docentes do mestrado em estudo, os mestrandos do ano letivo 2011-2012 (3) optaram
por recorrer a um quadro teórico de referência mais alargado e abrangente, no qual se
pode verificar, também, a existência de uma consulta e análise documental frequente
sobre a legislação em vigor para o âmbito da Educação de Infância. Por sua vez, os
mestrandos que terminaram a sua formação no ano letivo 2012-2013 (4)
demonstraram, na elaboração dos seus relatórios de estágio, uma preocupação e
intenção claras em dar resposta a todas as questões colocadas, fazendo emergir
algumas questões de fundo: 1) por que razão os relatórios de estágio analisados
apresentam diferenças significativas nas aprendizagens realizadas pelos mestrandos
em estudo? 2) Quais as possíveis razões para estas diferenças? 3) Que aprendizagens
realizaram estes mestrandos e quais foram as mais significativas? Estes são alguns dos
possíveis desafios colocados à avaliação das aprendizagens. Abstract:
Vocational training, including professional qualification (within the second cycle of the
Bologna Process) has been the subject of discussions between different areas of
knowledge. Attention has been specially paid to possible evaluation methodologies
(mentoring of professional practices, preparation of individual portfolios, conducting
group work with tutorial guidance, writing Apprenticeship Reports, among others).
The main goal of the present work is to analyse the Apprenticeship Reports made
during a second cycle program in Master in Preschool Education of the Higher School
of Education. A convenience sample of reports written by students of academic years
2010-2011, 2011-2012 and from 2012-2013 is considered. In this analysis, the
following will be privileged axes: i) the reflective characterization of the educationalcontext; ii) the reflective analysis of their own teaching practices; iii) the contents of
the final remarks. It is intended, therefore, to understand and analyse the potential
challenges brought to the process of assessment of these students’ learning.
The theoretical framework focuses on a literature review on training of early childhood
educators (Cardona, 2002; Moita, 2012 and Vasconcelos, 2009, 2012) and on
assessment of adults’ learning (Danis & Solar, 2001 and Fernandes, 2008). A qualitative
methodology was used, including document analysis (course objectives, expected
professional profile, guidelines for writing the apprenticeship report) and subsequent
content analysis.
The results achieved point to the following conclusions: if on the one hand, all (12) the
students of the study followed precisely the script provided by the team of teachers,
on the other side and in what relates to the characterization of the reflective
educational context, a reflective analysis of the intervention and the final
considerations carried out noted that there are significant differences in organizational
structure of speech writing, in the choice of theoretical framework of reference as well
as on personal reflections. While the master students (5) of the school year 2010-2011
show to build a theoretical framework for bibliographic references related to
childhood and education provided by the team of teachers of the master in study,
students of the school year 2011-2012 (3) opted for a wider theoretical framework of
reference, which we can also check the existence of a query and documental analysis
on legislation regarding childhood education. In turn, students who have completed
their training in the academic year 2012-2013 (4), demonstrate in the preparation of
their reports to internship, a concern and a clear intent in responding to all the
questions subjected and triggering some substantive issues: 1) Why the internship
reports analysed have significant differences in the accomplished learning undertaken
by graduate students in study? 2) What are the possible reasons for these differences?
3) What did the masters learned and what was the most significant subject? These are
some of the possible challenges to the evaluation of learning.