Autor(es):
Serrazina, Maria de Lurdes
; Gomes, Fernanda
; Rosa, João
; Portela, José
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3370
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua; Continuing training
Descrição
Neste volume, intitulado “FORMAÇÃO CONTÍNUA: RELATOS E
REFLEXÕES”, reúnem-se diversos tipos de documentos produzidos no
âmbito do projeto “Qualificação dos Professores em Países Lusófonos”
(Programa EU-ACP – EDULINK – ID Number 9 – ACP – RPR – 118#28)
– que decorreu entre 31 de dezembro de 2008 e 31 de dezembro de 2011.
O objetivo do projeto foi o de “dotar as Instituições do Ensino Superior
(IES) de competências que lhes permitissem desenvolver um programa
de formação contínua (FC) de professores para o Ensino Básico,
de qualidade e culturalmente específico, em países onde o Português é a
língua de ensino”.
Participaram no projeto as Escolas Superiores de Educação de Lisboa
e de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Cabo Verde
(Cabo Verde), o Instituto Superior Politécnico (São Tomé e Príncipe), a
Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade Nacional de
Timor (Timor Lorosae). A ONGD portuguesa Engenho e Obra participou
com o estatuto de “associada”.
De entre todas as ações desenvolvidas devem destacar-se os Seminários
realizados em Portugal (Lisboa e Viana do Castelo), Cabo Verde (Cidade
da Praia) e Moçambique (Maputo), intercalados com Visitas Intercalares
às IES participantes. De realçar também, que cada IES desenvolveu,
no seu país, um Programa de Formação Contínua de Professores. Constituiu-
se ainda uma rede de aprendizagem online onde todos os materiais
científicos e pedagógicos desenvolvidos foram disponibilizados.
Trabalharam-se quatro áreas de formação: Qualidade da Educação e
Desenvolvimento (QED); Ensino das Ciências (EC); Ensino da Matemática
(EM); e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Este volume divide-se em três partes:
– Na primeira, estão contidos os documentos estruturantes do projeto
– o Sumário Executivo e o Quadro Lógico. Estes representam a filosofia
subjacente e as ações que foram previstas e implementadas;
– Na segunda, incluem-se textos de cada uma das quatro áreas de
formação (QED; EC; EM; TIC), produzidos pelos participantes e que
procuram ou relatar experiências e boas-práticas desenvolvidas durante a
6 Formação contínua – relatos e reflexões
implementação local dos programas de formação contínua ou contextualizar
a formação com reflexão teórico-prática adicional;
– Na terceira, estão textos de conferências proferidas nos três Seminários
e que procuraram contextualizar alguns dos problemas relativos
aos processos e modelos de formação de professores, frequentemente
com uma preocupação de estudo mais aprofundado da realidade dos países
onde os Seminários decorreram.
– Em anexo apresentam-se, os Planos de Trabalho que foram seguidos
nos Seminários bem como uma lista de participantes.
Os conteúdos dos textos são de exclusiva responsabilidade dos autores.