Author(s):
Tiago, Maria Teresa da Silva Meira do Carmo Cerqueira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3319
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Intervenção precoce na Infância; Centro; Dr Palhaço; Brincar; Desenvolvimento; Bem-estar; Hospital; Hospital; Early childhood Intervention; Center; Dr. Palhaço; Play; Development; Well-being
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de
Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ciências da
Educação - Especialidade Intervenção Precoce A intervenção precoce é uma forma de atuação (sempre que possível preventiva)
que articula profissionais de vários saberes disciplinares, famílias, grupos e outros
elementos da comunidade de forma a responder eficazmente à diversidade de
necessidades das crianças e respetivas famílias.
No quadro das práticas de intervenção precoce do Centro de Desenvolvimento da
Criança-Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta em Almada (CDC), um grupo de
profissionais (os Dr. Palhaços) promove o brincar, como forma de mediação entre o
mundo familiar e situações novas ou ameaçadoras junto das crianças do centro. Esta
atuação dos Dr. Palhaços embora socialmente reconhecida tem sido pouco estudada.
Neste sentido, procuramos conhecer as representações dos participantes (profissionais,
pais ou acompanhantes, e a dupla de doutores palhaços) face à intervenção dos Dr.
Palhaços no CDC, e ainda caracterizar as reações das crianças que o frequentam.
Neste estudo exploratório e qualitativo, participaram cinco crianças alvo do
estudo, 16 profissionais de diferentes domínios, 18 pais ou acompanhantes das
crianças e uma dupla de Dr. Palhaços. Para o efeito, foram realizadas entrevistas aos
profissionais, pais e dupla de Dr. Palhaços, a observação direta das crianças com os Dr.
Palhaços e análise documental. Com o objetivo de avaliar a qualidade das interações
diádicas e o impacto destas interações na criança, desenvolvemos a «Escala da
Qualidade de Interação Dr. Palhaços-Criança».
O estudo indicou que na presença dos Dr. Palhaços as crianças que estão ou
acabaram de ser sujeitas a intervenções mais intensas ou intrusivas conseguem rir,
cantar e brincar. Sugerindo que a atividade dos Dr. Palhaços contribui para o bem-estar
da criança e, também, contribui positivamente para a intervenção dos outros técnicos se
usada com esse propósito. As ações dos Dr. Palhaços, segundo as representações de
pais ou acompanhantes, parecem transformam o CDC num ambiente mais agradável,
descontraído e motivador para todos (crianças, pais ou acompanhantes, profissionais),
desmistificando e desdramatizando o contexto hospitalar. Abstract
Early intervention is a practice (preventive as possible) that gathers professionals
of different areas, families and community members to respond children and families’
needs.
In the context of the early intervention practices from “Centro de
Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva” (CDC) of “Hospital Garcia de Orta” in
Almada, “Dr. Palhaços” promotes “play” as a form of mediation between the family and
new or children attended by center. Although “Dr. Palhaços” action had been socially
recognized, it has been little studied. Therefore, we aim to study the participants
(professionals, parents or caregivers and the pair of “Dr. Palhaços”) representations
about “Dr. Palhaços” intervention in CDC, and also to describe children reaction “Dr.
Palhaços”.
In this exploratory and qualitative study took part: five children, 16 professionals
from different areas, 18 children’s parents or caregivers and two “Dr. Palhaços”. For that
purpose, professionals and parents’ were interviewed and children observation with the
“Dr. Palhaços” was performed. In order to access the quality of dyadic interactions
between children and “Dr. Palhaços” a scale («Interaction Quality Scale – “Dr. Palhaços”
/ Child») was developed.
Our findings indicate that in the presence of “Dr. Palhaços” children who are or
have just been subjected to more intense or intrusive interventions can laugh, sing and
play. The results suggested that the activity of “Dr. Palhaços” contributes to the well -
being of the child and also contributes positively to the intervention of other
professionals. According to parents and caregivers’ representations, the “Dr. Palhaços”
performance seem to transform the CDC in a more relaxed, enjoyable and motivating
environment for everyone (children, parents or caregivers and professionals),
demystifying and defusing the hospital context.