Autor(es):
Martins, Maria do Carmo Nunes
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3256
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Léxico; Leitura; Surdez; Linguagem; Bilinguismo; Lexical; Reading; Deafness; Language; Bilinguism
Descrição
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para
obtenção de grau de mestre em ciências da educação - especialização em educação especial Esta dissertação baseou-se em pressupostos de que as crianças surdas profundas possuem
baixos níveis de literacia e de que existe uma relação positiva entre o desenvolvimento lexical
e a compreensão da leitura nos alunos ouvintes. Partindo desta premissa, pretendemos
perceber se nas crianças surdas, cuja primeira língua é a língua gestual (LG), também existe
essa correlação.
Escolheu-se uma população alvo de alunos surdos, aplicou-se um teste de avaliação de
competências de leitura (TACL), elaborado a partir de um texto usado na prova de aferição de
língua portuguesa do 4.º ano de escolaridade de 2001. Este teste integrou três provas: prova de
imagens para avaliar o conhecimento lexical em língua gestual (prova A); prova de palavras
escritas, correspondentes às imagens, para avaliar o conhecimento lexical em português
escrito (prova B) e uma prova para avaliar a compreensão de leitura do texto mencionado
(prova C).
A amostra integrou um grupo de 15 alunos surdos pré-linguísticos, de grau severo ou
profundo, com conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Escrito
(PE). Todos frequentavam o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º ano) numa escola de referência
da área da grande Lisboa.
Embora pareça ser importante um bom domínio da língua gestual para gerar melhores
competências metalinguísticas que poderão influenciar positivamente o conhecimento da
língua escrita, questionou-se sobre a relação entre o conhecimento de LGP, o conhecimento
lexical do Português e a proficiência na compreensão da leitura.
A análise dos resultados, permitiu confirmar que:
• os alunos apresentaram um baixo nível de leitura em relação ao ano de escolaridade
que frequentavam;
• o domínio precoce da língua gestual e do português escrito são factores
determinantes na competência de leitura;
• o grau de surdez parece influenciar as competências de leitura;A análise dos resultados, embora não linear, permitiu-nos também confirmar algumas das
premissas, ou seja:
• que um bom domínio lexical em LGP é importante, porque induz um melhor
desenvolvimento linguístico e cognitivo não provocando por si só uma maior
competência no PE;
• que existe uma correlação positiva entre o conhecimento lexical em PE e a
compreensão da leitura. ABSTRACT:
This document assumes as basic assumptions the common idea that deep deaf children
have low literacy levels and that there is a positive relationship between lexical
development and reading understanding in listeners students. From this starting point, we
intend to understand if this type of relation is valid for deaf children that have Sign
Language (SL) as first (main) language.
For this purpose the authors chose a deaf student population and a reading skill evaluation
test. This test was based on a text and questions extracted from a Portuguese Language 4th
grade text. This test has three different parts: an image test that evaluates the lexical
knowledge in sign language; a written word test that evaluates the lexical knowledge in
written Portuguese; and a test to evaluate the text comprehension.
The sample had 15 pre-linguistic deaf students, with severe or deep deaf degree, and
knowledge in Portuguese Sign Language and written Portuguese. All of them were
studying 5th and 6th level at a Lisbon reference school.
Although mastering sign language seems important to have better meta-linguistic skills,
which will in turn have a positive influence in written language knowledge, the
relationship between Portuguese Sign Language, Portuguese lexical knowledge and
reading understanding capacity was questioned.
Results analysis allowed us to confirm:
The students had a low reading level, when compared with the average of their
degree;
Early mastering of sign language and written portuguesa are kay factors in reading
skill;
The deaf level seems to influence the reading skill;
Like for listening children, there is a positive relationship between lexical
knowledge in written Portuguese and reading understanding;Although not conclusive, the results analysis allowed us to confirm some of our assumptions:
Mastering Portuguese Sign Language is important, because it contributes to a better
linguistic and cognitive development, although it does not guarantee a better
performance in written Portuguese;
There is a positive correlation between lexical knowledge in written Portuguese and
the understanding of written documents.