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Desenvolvimento e estudo de modelos de FACTS para o trânsito de energia: aplica...

Author(s): Pereira, Jorge Miguel Pinto cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3209

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): FACTS; STATCOM; Newton-Raphson; Trânsito de energia; Power flow


Description
Nesta dissertação são apresentados e desenvolvidos modelos de FACTS (SVC, Fixed Shunt, switched Shunt, STATCOM, etc) em regime permanente de forma a poder analisar o seu contributo para o controlo de tensão em sistemas de energia eléctrica. Para o efeito foi desenvolvido uma plataforma de simulação que permite o cálculo do trânsito de energia baseado no método de Newton-Raphson, com e sem a presença de FACTS. Foi validado o modelo com uma rede teste mediante a comparação dos resultados obtidos com o outro software existente. Por último, foram estudadas as condições técnicas para o estabelecimento de tensão em linhas MAT em conformidade com a norma IEC 60038. Recorreu-se para o efeito à plataforma de simulação desenvolvida tendo sido identificados os seguintes parâmetros para os quais o problema é sensível: 1) a topologia da linha; 2) o nível de tensão; 3) o comprimento da linha; 4) e o diagrama de cargas. The purpose of this dissertation was to develop models of FACTS (SVC, Fixed Shunt, switched Shunt, STATCOM, etc) for steady-ready analysis in order to able to evaluete their contribution to the control voltage power systems. For this purpose a simulation platform was developed wich allows the calculation of the power flow based on the Newton-Raphson method, with and without the presence of FACTS devices. The model was validated with a test network by comparing the results obtained using other software platform. Finally, the technical conditions for the establishment of EHV lines in accordance with IEC 60038 international standard. With the help of the simulation platform were presented and studies the following parameters were identified as the ones that may influence the value of the voltage at the end of na EHV line and studied the contribution of FACTS to control it: 1) line configuration; 2) voltage level; 3) line length; 4) load diagram.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reis, Francisco Alexandre Ganho da Silva
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